Representantes da OAB-MS se reúnem com ministro Raul Jungmann em Brasília
‘Ministro se mostrou muito solícito’
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
‘Ministro se mostrou muito solícito’
A Presidente da Comissão de Segurança Pública Cláudia Paniago e a Vice-Presidente Isabela Saldanha estiveram reunidas nesta quarta-feira (11) com o Ministro Raul Jungmann, em Brasília, para tratar da segurança pública na fronteira de Mato Grosso do Sul.
“O Ministro se mostrou muito solícito e preocupado com a questão da segurança pública na fronteira. Nós o convidamos para fazer parte de um Encontro Estadual de Segurança Pública na Fronteira, que será realizado na OAB neste ano. Esse evento será importante, será um espaço maior de interlocução visando ampliação de debates não apenas com governantes, mas com a sociedade em geral. Ele confirmou a vinda a Campo Grande”, disse a Presidente da Comissão, Cláudia Paniago.
Sabe-se que os problemas da fronteira não tratam apenas da fronteira em si, mas de todo o Estado e país. Das 79 cidades de Mato Grosso do Sul, 44 se encontram em faixa de fronteira, segundo Relatório do Ministério da Justiça, ou seja, da linha divisória até 150 km para dentro do Estado. “Perceba que quase metade da população de Mato Grosso do Sul mora em região de fronteira, um assunto que merece muita discussão. O evento será em Campo Grande, mas sabemos que fronteira é um problema do Estado todo”, destacou Paniago.
“Nossa reunião debateu a necessidade de secar ou menos diminuir essa fonte do tráfico na fronteira, pois, além de ser uma questão grave em nosso Estado, atinge também a segurança pública em todo país. É da fronteira que provém a grande maioria do volume de drogas ilícitas e grande parte das armas”, pontuou a Vice-Presidente da Comissão, Isabela Saldanha.
Jungmann ainda enalteceu o fato de duas mulheres estarem à frente da Comissão de Segurança Pública, uma vez que o tema, em geral, é mais trabalhado por homens. De acordo com, Isabela, “Essa nossa reunião também se deve ao fato de que o Presidente da OAB/MS, Mansour Karmouche não faz qualquer distinção de gênero. Ele preza pela competência e, cada vez mais em sua gestão, mostra o quanto valoriza o trabalho das mulheres”.
O Senador Pedro Chaves também esteve presente para tratar de seu Projeto de Lei para criar Zona Livre na fronteira de MS, que segundo Isabela, “alavancaria a economia das cidades fronteiriças, diminuindo a mão de obra ao crime organizado, além de causar o efeito de maior vigilância local na fronteira, o que de certa forma, ajuda a inibir o crime”. Pedro Chaves também foi convidado para participar do encontro na OAB.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Menina de 4 anos tem objeto inserido no abdômen e médicos descobrem abuso e maus-tratos em Campo Grande
Em atendimento anterior, criança foi levada para o hospital com a clavícula quebrada
Taxas avançam com mensagem dura do Copom e pessimismo fiscal
Em meio ainda à maior cautela no ambiente externo
Câmara aprova fim da cobrança de roaming entre países do Mercosul
O texto segue para análise do Senado
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.