Promotoria abre inquérito para apurar danos e risco de incêndio em igreja histórica de MS

A 26ª Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente instaurou Inquérito Civil para apurar a ocorrência de danos à Igreja São Benedito, no Jardim Seminário, em Campo Grande. A igreja, segundo o MP-MS (Ministério Público Estadual em Mato Grosso do Sul) é patrimônio histórico e cultural tombado por dois entes federativos: Estado e Município. […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A 26ª Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente instaurou Inquérito Civil para apurar a ocorrência de danos à Igreja São Benedito, no Jardim Seminário, em Campo Grande. A igreja, segundo o MP-MS (Ministério Público Estadual em Mato Grosso do Sul) é patrimônio histórico e cultural tombado por dois entes federativos: Estado e Município.

A abertura de inquérito foi publicada no Diário Oficial do MP-MS, nesta quarta-feira (28), e assinada pela Promotora de Justiça Luz Marina Borges Maciel Pinheiro.

Em razão dos vários danos estruturais que comprometem a estabilidade e a preservação da construção, bem como por estar com risco de desabamento, devido ao apodrecimento do forro de madeira e por não possuir instalações elétricas adequadas, ensejando risco de incêndio”, informa a publicação.

Comunidade Tia Eva

A comunidade negra da Igrejinha de São Benedito, localizada no Jardim Seminário, em Campo Grande é definida como comunidade remanescente de quilombo, desde 1905, e reconhecida pela Fundação Cultural Palmares.

Escrava nascida em Mineiros, Goiás, Eva Maria de Jesus decidiu vir para o Mato Grosso – então um único estado –  em 1905, já com suas três filhas. Devota de São Benedito, fez uma promessa ao padroeiro para que curasse uma ferida em sua perna e que nunca curava.  Ao chegar a Mato Grosso, milagrosamente foi curada. Para pagar a dádiva ao santo, construiu em 1912 uma igreja.

O Jornal Midiamax procurou o governo do Estado e a Prefeitura para mais informações, mas, até o momento, não obteve retorno sobre a situação.

Referência: Inquérito Civil nº: 06.2018.00003183-0

Compartilhe

Notícias mais lidas agora

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados

Newsletter

Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.