Promoção no Whatsapp que promete camiseta da CBF é golpe, alertam especialistas

Usuários devem ficar alerta para compartilhamento de dados
| 27/05/2018
- 14:26
Promoção no Whatsapp que promete camiseta da CBF é golpe, alertam especialistas

Faltam menos de três semanas para a Copa do Mundo e, apesar do brasileiro não estar tanto no clima do futebol – há outras prioridades no momento, como o preço da gasolina -, os boatos sobre a competição estão a todo vapor.

Um dos mais recentes anuncia que a Nike, empresa multinacional do ramo de artigos esportivos, estaria dando camisetas da seleção esportiva como forma de comemorar seu aniversário de 22 anos de contrato com a CBF (Confederação Brasileira de Futebol).

O golpe vem sendo compartilhado principalmente pelo Whatsapp. Tudo muito fácil: basta clicar em um link e ir para um site, onde você terá que responder perguntas como “Você gostaria de ganhar uma camiseta Masculina ou Feminina?”.

Não passa de um golpe. De acordo com o site da Nike, não há nenhuma promoção do tipo sendo realizada pela empresa. Os sites que as mensagens pelo Whatsapp pedem que os usuários acessem sequer pertencem à multinacional.

De acordo com o site AutoShun, portal internacional utilizado para checar a segurança de um endereço online, o site indicado pela promoção é “malicioso”, ou seja, pode roubar dados ou instalar vírus em seu celular.

Uma dica para quem quer evitar golpes, segundo o site Boatos.org, é evitar “promoções” fáceis. Geralmente promoções como essas prometem itens de graça em troca do compartilhamento de informações pessoais, que podem ser usadas de força maliciosa pelos autores do golpe.

Veja também

Ao todo, são 442 vagas para o aprendizado de instrumentos variados e técnica vocal.

Últimas notícias