Preocupado com a saúde e o bem-estar dos servidores, o Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul deu início nesta quinta-feira (26), ao “Programa Servidor Saudável”. A tarde que reuniu funcionários da Corte no auditório da Escola Superior de Controle Externo (ESCOEX), contou com palestra proferida pelo psiquiatra Beverly Martinez, aferição de pressão e limpeza de pele. Ao fim da programação, foi lançado aos servidores o “Desafio TCE na Medida”, pelas nutricionistas convidadas, Ana Paula Martone e Viviane Mantilha. Os participantes puderam, ainda, saborear um delicioso e saudável, coffee break fit.

O Programa Servidor Saudável que conta com o apoio da ESCOEX, do Departamento de Gestão de Pessoas (DGM), da Assessoria de Comunicação e ainda do setor de Saúde do , é um projeto que tem o objetivo de garantir o bem-estar psicológico e físico dos servidores, dois elementos que quando negligenciados, podem fazer a diferença na vida pessoal das pessoas e refletir em seu local trabalho.

Ao dar boas vindas, o Coordenador-Geral da ESCOEX, Ben-Hur Ferreira, destacou que a realização do projeto, está sendo possível em razão do total apoio recebido pelo presidente do TCE-MS, conselheiro Waldir Neves e do vice-presidente e Diretor-Geral da ESCOEX, conselheiro Ronaldo Chadid: “É com grande satisfação que damos início ao programa que vem para dar mais qualidade de vida a cada um dos servidores”.

Com o tema “Depressão e ansiedade no contexto organizacional”, o psiquiatra Beverly Martinez deu início à explanação abordando sobre as emoções e seus transtornos, diferenciando sobre as questões e sintomas que envolvem a depressão e a ansiedade, problemas estes que acometem cada vez mais pessoas: “A depressão e a ansiedade são transtornos distintos, mas que uma está ligada a outra, a mente saudável possui pensamentos positivos, já a mente depressiva traz ideias de culpa e ruína constantemente”.

O palestrante ainda apontou que a pessoa com síndrome depressiva, desenvolve os seguintes sintomas em excesso: intolerância, tristeza, falta de interesse, indisposição, alteração no apetite e ciclos corpóreos, ideia de culpa e ruína, dentre outras. No caso da ansiedade, Beverly Martinez alertou que devido à correria do dia a dia, as pessoas tendem ser normalmente ansiosas.

“A ansiedade é uma emoção saudável se for usada de forma equilibrada”. Explicou que quando essa ansiedade for muito elevada pode gerar alguns sintomas excessivos, tais como: angústia, medo de tudo e todos, tensão psíquica e muscular, disfunções gastrointestinais, fobia social, alteração no apetite e ciclos corpóreos.

Logo após a palestra, a Nutricionista Clínica Esportiva, Ana Paula Martone e a nutricionista especializada em patologias, Viviane Mantilha, explicaram sobre o “Desafio TCE na Medida”, bem como sua importância para a saúde dos servidores que vão participar. “O objetivo desse projeto que terá a duração de 30 dias, é estimular hábitos de vida saudável, melhorando a percepção dos participantes quanto à alimentação, diminuindo o consumo de alimentos industrializados e processados, tudo isso aliado a uma prática de atividade física”, revelou Ana Paula.

O servidor que for participar do desafio, deverá fazer sua pré-inscrição através dos pop-ups enviados no e-mail de cada funcionário da Corte de Contas, ou acessar na página da ESCOEX e preencher o seu cadastro.

Vale lembrar, que em razão da parceria firmada entre o Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul e a Unimed-MS, o “Programa Servidor Saudável” contará, ainda, com muitos outros eventos, palestras e ações voltadas para a saúde e bem-estar do servidor.