Procon dá dicas de consumo consciente a jovens das escolas municipais

As indústrias de consumo têm ficado cada vez mais inseridas na rotina de jovens e adolescentes em todo o país. Pensando na inclusão de noções básicas de Direito do Consumir no currículo escolar, o Procon de Campo Grande, em parceria com a Prefeitura Municipal, lançou a 2ª edição da Cartilha do Jovem Consumidor. Com objetivo […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

As indústrias de consumo têm ficado cada vez mais inseridas na rotina de jovens e adolescentes em todo o país. Pensando na inclusão de noções básicas de Direito do Consumir no currículo escolar, o Procon de Campo Grande, em parceria com a Prefeitura Municipal, lançou a 2ª edição da Cartilha do Jovem Consumidor.

Com objetivo pedagógico, o projeto foi elaborado com o argumento de que os adolescentes são um público extremamente visado por determinadas marcas e deve garantir educação e conhecimento para a vida adulta dos alunos.

Na tarde desta sexta-feira (19), o prefeito Marquinhos Trad, acompanhado do subsecretário de Proteção e Defesa do Consumidor da Capital, Valdir Custódio, lançaram a nova edição da Cartilha.

A principal arma para não cair em golpes na internet e controlar a ansiedade que muitos jovens possuem na hora de realizar uma compra online é, conforme o Procon, exercer o direito com base no conhecimento. De acordo com o órgão, a educação é o primeiro laço para exigir a legalidade.

Com o avanço da tecnologia, a maioria dos jovens tem celular, tablets ou outros aparelhos com acesso à internet. “Os adolescentes devem ficar atentos com tudo que não é palpável na hora de comprar. Ações como guardar documentos, averiguar sites confiáveis e garantia da desistência da compra são pontos fundamentais na hora de fechar negócio.”

Procon dá dicas de consumo consciente a jovens das escolas municipais

Maria Eduarda Passos Krause, aluna do 8º ano da Escola Municipal Vanderlei Rosa de Oliveira, foi uma das estudantes que recebeu a Cartilha durante a solenidade. A jovem, como a maiorias dos seus colegas, já fez compras online e deve usar o material nas próprias experiências.

“Comprei um vestido, meus pais me emprestaram o cartão de crédito, mas fiquei de olho pra saber se o site não era falso. Essas questões de consumo são muito importantes na nossa idade e eu acabei de ler o livrinho e adorei as informações.”

A 2º Edição da Cartilha do Jovem Consumidor foi pensada para ser um guia fácil de bolso e possui uma linguagem moderna e básica. O material aborda assuntos do convívio do adolescente como publicidades, venda casada, compras pela internet, meia-entrada e alimentos.

O livro será distribuído gratuitamente em todas as escolas municipais de Campo Grande nos próximos dias.

Conteúdos relacionados