Procon dá dicas de consumo consciente a jovens das escolas municipais
As indústrias de consumo têm ficado cada vez mais inseridas na rotina de jovens e adolescentes em todo o país. Pensando na inclusão de noções básicas de Direito do Consumir no currículo escolar, o Procon de Campo Grande, em parceria com a Prefeitura Municipal, lançou a 2ª edição da Cartilha do Jovem Consumidor. Com objetivo […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
As indústrias de consumo têm ficado cada vez mais inseridas na rotina de jovens e adolescentes em todo o país. Pensando na inclusão de noções básicas de Direito do Consumir no currículo escolar, o Procon de Campo Grande, em parceria com a Prefeitura Municipal, lançou a 2ª edição da Cartilha do Jovem Consumidor.
Com objetivo pedagógico, o projeto foi elaborado com o argumento de que os adolescentes são um público extremamente visado por determinadas marcas e deve garantir educação e conhecimento para a vida adulta dos alunos.
Na tarde desta sexta-feira (19), o prefeito Marquinhos Trad, acompanhado do subsecretário de Proteção e Defesa do Consumidor da Capital, Valdir Custódio, lançaram a nova edição da Cartilha.
A principal arma para não cair em golpes na internet e controlar a ansiedade que muitos jovens possuem na hora de realizar uma compra online é, conforme o Procon, exercer o direito com base no conhecimento. De acordo com o órgão, a educação é o primeiro laço para exigir a legalidade.
Com o avanço da tecnologia, a maioria dos jovens tem celular, tablets ou outros aparelhos com acesso à internet. “Os adolescentes devem ficar atentos com tudo que não é palpável na hora de comprar. Ações como guardar documentos, averiguar sites confiáveis e garantia da desistência da compra são pontos fundamentais na hora de fechar negócio.”
Maria Eduarda Passos Krause, aluna do 8º ano da Escola Municipal Vanderlei Rosa de Oliveira, foi uma das estudantes que recebeu a Cartilha durante a solenidade. A jovem, como a maiorias dos seus colegas, já fez compras online e deve usar o material nas próprias experiências.
“Comprei um vestido, meus pais me emprestaram o cartão de crédito, mas fiquei de olho pra saber se o site não era falso. Essas questões de consumo são muito importantes na nossa idade e eu acabei de ler o livrinho e adorei as informações.”
A 2º Edição da Cartilha do Jovem Consumidor foi pensada para ser um guia fácil de bolso e possui uma linguagem moderna e básica. O material aborda assuntos do convívio do adolescente como publicidades, venda casada, compras pela internet, meia-entrada e alimentos.
O livro será distribuído gratuitamente em todas as escolas municipais de Campo Grande nos próximos dias.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Sem focinheira, Pitbull escapa de coleira e mata Lhasa apso após ataque na Praça do Papa
Tutora do Pit bull indicou clínica veterinária e desapareceu após ataque
Banco Central do Brasil planeja moeda digital para 2024
O Banco Central do Brasil está se preparando para lançar uma moeda digital em 2024, uma inovação que promete transformar o sistema financeiro do país. Este
Casa Arauco será inaugurada em Inocência para aproximação com a comunidade local
Espaço foca na sustentabilidade e será inaugurado na próxima terça-feira (17)
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.