Prefeitura promove workshop com agricultores para atender merenda escolar
Assessoria A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e de Ciência e Tecnologia (Sedesc), promoveu workshop envolvendo técnicos da Superintendência de Alimentação da Secretaria Municipal de Educação, representantes de organizações de agricultores familiares, técnicos que atuam junto aos agricultores e representantes de escolas m…
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Assessoria
A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e de Ciência e Tecnologia (Sedesc), promoveu workshop envolvendo técnicos da Superintendência de Alimentação da Secretaria Municipal de Educação, representantes de organizações de agricultores familiares, técnicos que atuam junto aos agricultores e representantes de escolas municipais. O evento foi realizado nesta quinta-feira (22), a partir das 13h30, na Incubadora Municipal Norman Edward Hanson.
De acordo com o Secretario Municipal de Desenvolvimento Econômico e de Ciência e Tecnologia (Sedesc), Abrão Malulei Neto, o evento tem a finalidade de debater a forma da operacionalização da chamada pública sobre o Programa Nacional da Alimentação Escolar (PNAE).
“No debate detalhamos sobre produtos, quantidades, participação dos agricultores familiares e exigências protocolares. A Prefeitura de Campo Grande promove, anualmente, chamada pública relativa ao PNAE. Realizada por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), a chamada tem dois objetivos fundamentais: o fornecimento de alimentação saudável a mais de 100 mil alunos da Rede Municipal de Ensino (Reme) e incentivar a produção da agricultura familiar do município e da região”, explica o titular da Sedesc Abrão.
A secretaria Municipal de Educação Elza Fernandes reforçou a fala do titular da Sedesc e destacou a importância da aquisição dos alimentos por meio do PNAE.
“Esses produtos são de origem orgânica, são saudáveis e é recomendado para ser consumido pelos estudantes. Com este trabalho valorizamos a produção da agricultura família”, disse Elza
A nutricionista da Semed (Secretaria Municipal de Educação), Fernanda Maciel explicou durante o evento, aos produtores como deve ser feito a logística de toda produção.
“Cada do produtor trabalha numa região e nós aconselhamos que eles façam a entrega da produção nas escolas e ceinfs mais próximos de suas propriedades. Com este trabalho, com certeza eles vão economizar tempo e os produtores chegarão ao destino final com mais rapidez”explica Fernanda.
A Lei 11.947, artigo 14, determina que do total dos recursos financeiros repassados pelo Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE), no âmbito do PNAE, no mínimo 30% (trinta por cento) deverão ser utilizados na aquisição de gêneros alimentícios diretamente da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural ou de suas organizações, priorizando assentamentos da reforma agrária, as comunidades tradicionais indígenas e comunidades quilombolas.
Orgânicos
O workshop tem por objetivo articular os promotores da chamada pública 2019 PNAE e os agricultores familiares, fornecedores e com potencial de fornecimento de alimentos para atendimento às duas chamadas públicas: a tradicional e a primeira chamada pública PNAE exclusiva para produtos orgânicos. Essa é a primeira vez que a Prefeitura da Capital realiza uma chamada pública exclusiva para a aquisição de produtos orgânicos certificados visando atender duas escolas de tempo integral urbanas, beneficiando aproximadamente 1500 alunos.
A Sedesc articula a participação da agricultura familiar nas chamadas públicas municipais e, neste momento, pelo significado conferido à primeira chamada pública exclusiva de produtos orgânicos a Sedesc busca interagir junto à Semed, Departamento de Compras e Licitações (Dicom) e aos produtores de orgânicos da agricultura familiar devidamente certificados, para que esta primeira chamada – exclusiva para produtos orgânicos – se repita e amplie a abrangência atendendo novas escolas e centros de educação infantil. Além de incentivar a produção orgânica municipal, a iniciativa busca contribuir para proporcionar cada vez mais a melhoria da qualidade da alimentação dos estudantes da Rede Municipal de Ensino (Reme).
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Dólar fecha abaixo de R$ 6,00 com notícia de novo procedimento de Lula
Desde a sessão de ontem, após a internação de Lula no hospital Sírio-Libanês
Pronto para explorar a Europa? Comece por essas 6 cidades incríveis
Viajar pela Europa é um sonho para muitos e uma experiência que encanta a todos. Com sua riqueza cultural, diversidade de paisagens e história fascinante, o continente oferece destinos para todos os gostos. Seja você um amante da arquitetura, da gastronomia, das artes ou da natureza, há sempre algo novo para descobrir. Mas, por onde…
Foragido por matar mulher há 22 anos no Nova Lima é preso em Campo Grande
Maria Cristina Flores Recalde foi assassinada com tiro na nuca em julho de 2002
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.