Prefeitura promove I seminário SAS ‘boas práticas na assistência social’
A Prefeitura Municipal de Campo Grande promove nesta semana, nos dias 5 a 7 de dezembro, o “1º Seminário SAS – Boas Práticas na Assistência Social” que está inserido no Programa de Trabalho “SOU MAIS SAS” e tem como objetivo a exposição e discussão, por meio dos relatos de experiências dos trabalhadores, as práticas exitosas […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A Prefeitura Municipal de Campo Grande promove nesta semana, nos dias 5 a 7 de dezembro, o “1º Seminário SAS – Boas Práticas na Assistência Social” que está inserido no Programa de Trabalho “SOU MAIS SAS” e tem como objetivo a exposição e discussão, por meio dos relatos de experiências dos trabalhadores, as práticas exitosas na execução dos serviços, programas, projetos e benefícios das unidades descentralizadas/e setores da Secretaria Municipal de Assistência Social
A programação do Seminário conta com três manhãs consecutivas de apresentações dos trabalhos e debates, que proporcionará a troca de experiências nos processos de trabalho, demonstrando os avanços e desafios da Secretaria de Assistência Social de Campo Grande.
O Seminário “SAS – Boas Práticas na Assistência Social” tem foco na valorização de seus trabalhadores com diferencial na qualidade do atendimento aos usuários, demonstrando iniciativas de uma gestão humanizada e comprometida com o que preconiza as normativas que norteiam a Política de Assistência Social
O compartilhamento de práticas tem como objetivo enfatizar a importância da construção coletiva das ações desenvolvidas, a proposição de ferramentas e processos de trabalho no âmbito das políticas públicas, bem como demonstrar indicativos de ferramentas efetivas e caminhos a seguir para a qualificação do trabalho, com vistas ao aprimoramento do atendimento ofertado ao público usuário do Sistema Único de Assistência Social – SUAS.
O debate crítico acerca do trabalho e das políticas sociais tem uma importância central para o aprimoramento profissional dos técnicos da assistência social, tanto no âmbito técnico-metodológico e técnico-operativo, além de servir também como uma ferramenta motivadora no exercício das funções profissionais.
O evento, ainda terá como um de seus destaques a divulgação do Lançamento do Caderno de Orientações: “Contribuições para a Construção de Percursos Socioeducativos no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, desta superintendência.
LANÇAMENTO DO CADERNO
A Superintendência de Proteção Social Básica, por meio da Gerência da Rede da Proteção Social Básica, elaborou o CADERNO 1 DE CONTRIBUIÇÕES PARA A CONSTRUÇÃO DE PERCURSOS SOCIOEDUCATIVOS NO SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS, com intuito de contribuir com os técnicos de nível superior e, principalmente, os de nível médio, os educadores sociais dos CRAS, CC e CCI, na execução do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.
O material é um apoio ao trabalho dos educadores sociais da Proteção Social Básica, na execução dos percursos socioeducativos. Contém teorias e práticas que podem auxiliar no trabalho desses profissionais e dicas de como conduzir atividades e discussões em grupo.
Ao subsidiar esses profissionais, colaboramos com a complementação do trabalho social com famílias e com a prevenção de ocorrência de situações de vulnerabilidade social, através da execução de atividades nos grupos, que favorecem trocas culturais e fortalecem os vínculos familiares e comunitários dos usuários.
Adequamos o Caderno à oferta dos serviços e à sua descrição, contida na Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais, com a finalidade de estimular o grupo a alcançar habilidades, comportamentos e atitudes para a convivência, participação social e cidadania. Visa garantir as seguranças do serviço, assim como seus eixos estruturantes, a fim de provocar reflexões que agreguem qualidade às práticas já executadas nas unidades.
É uma ferramenta de PREVENÇÃO e INTERVENÇÃO, um momento para o grupo ponderar e compartilhar pensamentos e sentimentos sobre as aquisições do percurso socioeducativo, e mais, criar estratégias para superação. Para tal, em cada atividade, deixamos três passos para finalizá-la:
O Perceber: dialogar sobre a atividade, se os usuários gostaram e os sentimentos que vivenciaram.
O Refletir: avaliar comportamentos (durante a atividade e em outras ocasiões) e concepções.
E o Agir: propor ações que possam incorporar essas aquisições em suas vidas.
A produção deste Caderno é uma adaptação de Equitas International Centre for Human Rights Education [PLAY IT FAIR, SPEAKING RIGHTS]. Para as atividades, trouxemos as experiências das técnicas da Gerência da Rede da Proteção Social Básica no Serviço de Convivência, e também as atividades do livro Aprendendo a Ser e Conviver e dos Cadernos do Ministério do Desenvolvimento Social.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Lula segue internado e fará exames de sangue, diz boletim médico
Alta está prevista para a próxima semana
Banco Central leiloará US$ 3 bilhões na 2ªfeira para segurar o dólar
Dinheiro das reservas será vendido com compromisso de recompra
Carreta tomba em pista molhada e espalha carga de serragem na na BR-163
Acidente aconteceu na manhã deste sábado (14), em Rio Brilhante
Neto tem busto inaugurado no Parque São Jorge e se emociona em homenagem do Corinthians
José Ferreira Neto se emocionou diante do reconhecimento do seu time do coração
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.