Prefeitura e UFMS firmam parceria para trocar tecnologias e desenvolver softwares
‘Ferramentas para dar soluções aos problemas da cidade’
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
‘Ferramentas para dar soluções aos problemas da cidade’
A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação, firmou na tarde desta segunda-feira (5) um protocolo de intenções com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Na prática, o termo é uma parceria entre as entidades, onde ambas vão trocar informações e tecnologias para desenvolver ferramentas que venham dar soluções aos problemas da cidade.
De acordo com o prefeito Marquinhos Trad, o momento é mais que oportuno e deve trazer resultados importantes para a população campo-grandense. “O Marcelo Augusto é um amigo de longa data e coincidiu de o mandato dele na UFMS ser junto com o meu aqui na Prefeitura. Conversamos e vimos que poderíamos trabalhar juntos para melhorar a nossa cidade”, disse.
“Mas independentemente do nome que esteja a frente da instituição, sabemos da importância da UFMS e tenho a certeza que todos os gestores sempre vão estar abertos para atender Campo Grande”, completou.
A assinatura do protocolo de intenções é o primeiro passo para firmar projetos em conjunto entre a Prefeitura, Agetec e a UFMS. Durante o ano que se passou foram realizadas várias reuniões com a Faculdade de Computação (Facom) no intuito de viabilizar ações conjuntas entre a fábrica de softwares da UFMS e a Agetec para o desenvolvimento de soluções tecnológicas e de inovação que apoiarão a gestão municipal em busca de melhorias nos serviços prestados aos cidadãos.
Paulo Fernando Cardoso, diretor-presidente da Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação, frisou a importância desta parceria. “A UFMS vem nos recebendo há tempos e este protocolo é só o inicio de um caminho muito interessante que vamos trilhar. Haverá intercâmbio acadêmico, de professores, de software e não vai envolver apenas tecnologia”, disse.
Feito isto, os próximos passos serão a execução de projetos gerenciados cooperativamente entre FACOM e AGETEC já previstos para o ano de 2018, com o início da operação das atividades na fábrica de softwares da UFMS.
Para o reitor Marcelo Augusto Turine, a ação conjunta entre UFMS e PMCG é uma grande oportunidade de aproveitar o conhecimento e a pesquisa desenvolvida no meio acadêmico e implementar em Campo Grande.
“Aproximar para soluções praticas que venham ajudar a Prefeitura, como por exemplo com aplicativos para que dinamicamente possa receber informações e ajudar na tomada de decisões. Muito importante para fortalecer a Agetec nessas soluções”, disse.
A ação será capaz ainda de ajudar na metodologia de ensino, pesquisa e extensão da universidade, atraindo alunos a permanecerem em Campo Grande, pois serão geradas oportunidades de emprego, e trará um desenvolvimento ainda maior de tecnologia e inovação.
Notícias mais lidas agora
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
- VÍDEO: Menino fica ‘preso’ em máquina de pelúcia durante brincadeira em MS
Últimas Notícias
Mulher é presa com quase 700 caixas de remédios em farmácia clandestina em Campo Grande
Policiais civis foram até o estabelecimento na manhã desta quarta-feira (11) e encontraram 638 caixas de medicamentos
Castramóvel realiza atendimento gratuito em shopping de Campo Grande
Atendimento será realizado no sábado (14), das 14 às 17 horas
Justiça solta piloto de avião apontado como negociador de armas em Campo Grande
O autuado passou por audiência de custódia nesta quarta-feira (11)
Projeto de Lei do MPMS solicita pagamento de auxílio-invalidez aos servidores aposentados por incapacidade
Pagamento também se estenderá para aqueles que necessitarem de assistência permanente de outra pessoa
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.