Prefeitura e MPE querem mais rigor na fiscalização de asilos da Capital

Critérios para emissão de alvarás também serão aprimorados

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Critérios para emissão de alvarás também serão aprimorados

​A fiscalização realizada nos asilos de Campo Grande e a concessão de novos alvarás de funcionamento foram tema de reunião entre a Prefeitura, por meio do Secretário de Saúde do município, Marcelo Varela, e a promotora de Justiça dos Direitos da Pessoa Idosa Cristiane Barreto Nogueira Rizkallah, do MPE-MS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul), na tarde de terça-feira (30).

Conforme a promotora, existem instituições na Capital que não atendem os requisitos básicos para obter a licença de funcionamento e de bem-estar do idoso, como, por exemplo, o direto ao respeito, à intimidade, à privacidade, à autonomia, ao cuidado e à saúde.

Na ocasião, a promotora afirmou que, entre as exigências que mais são desrespeitadas, estão a falta de acessibilidade, recursos humanos, além da alimentação balanceada.

Da reunião, ficou decidido que serão realizadas inspeções periódicas em todas as instituições da Capital, para assegurar a garantia da assistência prestada à pessoa idosa, e também, que não serão expedidos novos alvarás a casas de repouso que não estiverem de acordo com as exigências da vigilância sanitária

(Com informações da Prefeitura)

Conteúdos relacionados