Cadeiras, bancos, muita água e até protetor solar

​Já que não dá para evitar enfrentar filas quilométricas na reta final da biometria, o campo-grandense arrumou um jeito de tornar a espera de mais de duas horas um pouco mais reconfortante, na manhã deste sábado (17). E o TRE (Tribunal Regional Eleitoral) já avisou: o prazo, que termina neste domingo (18), não será prorrogado.

No Memorial da Cultura, na avenida Fernando Corrêa da Costa, onde há a maior concentração de eleitores em busca do cadastro da digital, tem até eleitor entrando em ‘clima de praia’. “Trouxe de casa, banco, água e muito protetor solar para enfrentar esse ‘solão’”, conta a eleitora Ilma brito de Oliveira, de 36 anos, que está na filha desde as 6h.Prazo e calorão deixam campo-grandenses em ‘clima de praia’ na fila da biometria

Assim como Ilma, milhares de pessoas também chegaram bem cedo no local, mas antes mesmo do atendimento começar, a fila já dava duas voltas. “Cheguei aqui bem cedo, às 6h, e a fila já estava dando volta na quadra”, afirma o auxiliar de produção, Uriel dos Santos Oliveira, de 29 anos.

O eleitor João Guilherme, de 22 anos, deixou para a última hora por causa do horário de trabalho e também se surpreendeu com o tamanho da fila. “Quando eu cheguei aqui no Memorial a fila já estava na rua 14 de julho, pelo visto vai demorar bastante para eu ser atendido”, desabafa.

De acordo com o TRE (Tribunal Regional Eleitoral), foram emitidos 726 títulos de eleitor em menos de 2h de atendimento no Memorial da Cultura. Segundo o tribunal, são realizados, em média, cerca de 8 mil cadastros diariamente, considerando todos os postos de atendimento da Capital.

Até sexta-feira (16), conforme o TRE, cerca de 565 mil eleitores já haviam realizado o cadastro da digital, o que corresponde a 88% do eleitorado da Capital, que conta com aproximadamente 630 mil pessoas aptas a votar.

O TRE ainda esclarece que apenas o prazo para biometria é que encerra neste domingo (18). Quem pretende realizar a transferência de domicílio eleitoral, bem como àqueles que vão solicitar o documento pela primeira vez, terão prazo até 9 de maio para solicitar ao Tribunal.