Pontos em dois bairros recebem grandes resíduos até sexta
Projeto recolhe materiais como sofá e geladeira
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Projeto recolhe materiais como sofá e geladeira
A prefeitura da Capital iniciou, nesta segunda-feira (5), o projeto ‘Cidade Limpa’ que visa recolher resíduos de grande volume como sofás e geladeiras. A medida acontece nos bairros Cidade Morena e Nova Capital e tem a expectativa de superar a ação feita no bairro Jardim Noroeste, onde mais de 10 toneladas de resíduos foram recolhidos. Locais aceitam materiais até a sexta-feira (9).
A ação acontece por meio de uma parceria entre a Sesau (Secretarias Municipal de Saúde), Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana), Sisep (Secretaria Municipal Infraestrutura e Serviços Públicos) e a Planurb (Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano).
De acordo com a prefeitura, os dois locais foram escolhidos para receber a ação devido ao Liraa (Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti), realizado em janeiro, que apontou a região com a maior incidência do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, sendo que em 11,7% dos imóveis vistoriados foram encontrados focos positivos.
Os Eco Pontos ficarão nos bairros até a sexta-feira (9), possibilitando que os moradores possam levar materiais que acumulem água. Nos locais, poderão ser deixados sofás, geladeiras, televisores, carcaças de computadores, fogões, carrinhos de mão, pias de cozinha, banheiras de plástico, móveis, armários de aço e máquinas/tanquinhos de lavar roupas. Não serão aceitos entulhos de construção, podas de árvores e pneus.
De acordo com o município, esses materiais nas residências são possíveis depósitos e criadouros do mosquito da dengue. Outros animais e insetos também podem se proliferar nestes resíduos como ratos, pombos, baratas e outros, que são passíveis de transmissão de doenças. Estes objetos também expõem crianças a riscos de acidentes e, na estação das chuvas, podem entupir bueiros, provocando inundações.
O recolhimento dos materiais descartados será feito por meio de caminhões de empresas de diversos órgãos públicos, em parceria com empresas privadas. Os resíduos serão encaminhados para uma empresa que será responsável por realizar a destinação correta, como o processo de reciclagem.
“Após este trabalho, vamos intensificar o trabalho com os agentes comunitários de Saúde e de Endemias para conscientizar moradores sobre os perigos de se acumular tais resíduos. Vamos mobilizar as escolas para uma grande ação de prevenção quanto a dengue”, afirmou o coordenador da CCEV (Coordenadoria de Controle de Endemias Vetoriais,) Eliasze Guimarães.
Serviço
Os Eco Pontos do Projeto Cidade Limpa funcionarão das 7h às 17h, nos seguintes endereços: Associação de Moradores do Cidade Morena, Rua Firminópolis, nº 347
Obra da Igreja Evangélica Mana, Rua Bento de Souza (entre os números 624 e 699) – próximo ao Kartódromo.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Previsão indica chuvas e ventos em MS nesta sexta-feira
Monitoramento informa chance de chuva acompanhada com queda de granizo
Depois de ingerir ‘kit de vodca com energético’ e empinar moto, rapaz cai e acaba preso
Acusado estava embriagado e utilizou uma faca
[ BASTIDORES ] Gripe quase impediu leitura de ‘lista centenária’
Férias estão entre os assuntos quentes dos parlamentares
Milei pode ser ameaça a direitos trabalhistas em acordos do Mercosul
O peso da China O PT quer impor regras de respeito aos direitos trabalhistas, direitos humanos e sindicais via Conselho do Mercosul. O Brasil aguarda, preocupado, a proposta de agenda da Argentina para o bloco, que presidirá o Conselho no 1º semestre de 2025. O presidente Javier Milei não nutre nenhuma simpatia pelo Mercosul e…
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.