Pela primeira vez em 48 anos, Corrida do Facho tem atletas mulheres

Competição tradicional em todo aniversário de Campo Grande desde 1970, a Corrida do Facho é histórica em 2018. Pela primeira vez desde que a competição foi aberta para civis além de militares, mulheres puderam participar. Reclamações com relação a uso de meia de compressão, no entanto, também marcaram a competição. A corrida contou com 12 […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Competição tradicional em todo aniversário de Campo Grande desde 1970, a Corrida do Facho é histórica em 2018. Pela primeira vez desde que a competição foi aberta para civis além de militares, mulheres puderam participar. Reclamações com relação a uso de meia de compressão, no entanto, também marcaram a competição.

A corrida contou com 12 equipes femininas, com cinco mulheres em cada e nova masculinas, com 10 atletas em cada grupo. Os competidores homens percorreram 10 mil metros e as mulheres 5 mil metros, sendo mil metros por cada integrante, na Rua 13 de Maio, no Centro.

Entre os homens, a equipe Percurso Livre venceu a prova superando o CMO (Comando Militar do Oeste), que ficou na segunda colocação. Na prova feminina, venceu a equipe Farlek e em segundo lugar ficou o grupo Kamikaze.

Uma polêmica, no entanto, marcou o evento. As mulheres da equipe que ficou em segundo lugar reclamaram de uma possível infração na regra cometida por várias mulheres, entre elas as que venceram a competição: uso de meia de compressão.

As denunciantes afirmam que na última quinta-feira (23), em congresso técnico havia sido definido que as meias que melhoram o desempenho na pista não seriam permitidas. Muitas, porém, usaram a meia durante a prova.

Secretário da Funesp (Fundação Municipal de Esporte), Rodrigo Terra rebateu as informações das atletas. Segundo ele, a Corrida do Facho não possui manual de regras, sendo assim, a alegação das atletas seria “infundada”. O secretário diz que as mulheres podem apresentar recurso, “mas não tem cabimento”.

A entrega dos troféus e medalhas aos vencedores foi feita pelo prefeito Marquinhos Trad (PSD), pouco depois das 8 horas.

Confira a galeria de imagens, os registros são do fotógrafo Marcos Ermínio:

Conteúdos relacionados

Cidade do Natal