Os efeitos da liminar que suspendeu as ECV (Empresas Credenciadas de Vistorias) de realizarem serviço de se tornaram o pesadelo não só de proprietários de veículos, mas também de despachantes clientes no processo de vistoria veicular. Com longas filas de espera que chegam a durar ao menos duas horas, os profissionais cobram do (Departamento Estadual de Trânsito de MS) uma solução para equacionar o fluxo e devolver normalidade aos atendimentos.

Para despachantes, tendência é que filas de vistorias no Detran-MS só piorem
Clientes reclamaram da demora que chegou a três horas (Foto: Arquivo do leitor)

“Em eram 10 vistoriadoras que funcionavam o dia inteiro, além do Detran-MS. E o procedimento que elas passaram a adotar neste mês era bem mais ágil, tudo on-line. Precisamos de mais eficiência nas vistorias, que elas voltem a ser rápidas, pois lá só atende até 13h”, pontua Marcio Barbosa, presidente do Sindesp-MS (Sindicato dos Despachantes Documentalistas do Estado de MS).

As longas filas e o grande tempo de espera para a realização das vistorias começou a ser percebido com mais intensidade nesta quarta-feira (26). No pátio do Detran-MS, houve relatos de demora de 1h30 até 3h no atendimento. Despachantes sentiram-se particularmente afetados.

“Se a pessoa tiver dois carros para vistoriar, já não vai conseguir em um dia. Não gostei dessa mudança, se pelo menos fizesse o dia inteiro já era um ganho. Só o Detran-MS pode fazer e eu perco a minha manhã de trabalho aqui esperando a fila”, protesta o despachante Vanilton dos Santos, de 47 anos.

Solução

O presidente do Sindesp-MS afirma que espera que o Detran-MS apresente uma solução, já que a rotina e até mesmo faturamento da categoria está sendo diretamente afetada pela lentidão no serviço executado pelo Detran-MS.

“Fica muito difícil atender mais de um cliente por turno, pois leva a manhã inteira no pátio, praticamente. Outro problema é que a vistoria que o Detran-MS faz ainda é a antiga, enquanto a das credenciadas já era o [sistema] on-line. Era filmado, todo integrado e bem rápido. Agora, depois da vistoria, precisamos ainda ir a outro bloco para poder cadastrar os laudos. É um processo muito mais lento”, comenta.

Ampliação

Procurado pela reportagem, o Detran-MS destacou que o órgão vai dispor de atendimento em horários extras das 07h30 às 16h30. “O Detran comunica ainda aos usuários que as vistorias já consolidadas anteriormente à data da suspensão, serão mantidas, não havendo qualquer necessidade de se pagar novamente para efetuar outra”, traz a nota.

 

Para despachantes, tendência é que filas de vistorias no Detran-MS só piorem
Pátio do Detran-MS ficou lotado de carros. (Foto: Marcos Ermínio)

Entenda o caso

O Detran-MS foi proibido pela Justiça desde sexta-feira (21) de entregar para empresas credenciadas a execução de serviços como vistoria veicular, registro, emplacamento, lacre e licenciamento de veículos. Com isso, o Detran-MS tornou-se o único local para realizar o serviço.

A decisão atende pedido do MP-MS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) após novos flagrantes levados ao público pelo Jornal Midiamax colocarem sob suspeita a eficiência das credenciadas e o trabalho de fiscalização da Corregedoria de Trânsito no órgão.

De acordo o promotor Marcos Alex Vera de Oliveira, autor da ação, o órgão estadual fere competência federal ao credenciar empresas para o serviço. No Estado, cerca de 40 empresas realizam vistorias. As empresas vistoriadoras, no entanto, destacam que o credenciamento é amparado na Resolução 466, publicada pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito) em dezembro de 2013.

A Ação Civil Pública citou reportagem veiculada pelo Midiamax como prova do ‘perigo de dano' que manter a atuação das vistoriadoras credenciadas, mesmo após inúmeras denúncias, representa para a população. A reportagem flagrou, em vídeo, um veículo com motor fundido e sem bateria sendo aprovado pela empresa Focar, mesmo tendo chegado à vistoriadora na carroceria de um guincho

Na terça-feira (25) os pátios das credenciadas já estavam vazios e portões de algumas permaneceram fechados. Uma das vistoriadas estampou uma faixa informando os clientes de que o serviço está suspenso temporariamente.