Novas lâmpadas de led foram instaladas em algumas ruas e avenidas de . Além de reforçar a iluminação, o objetivo da prefeitura municipal é reduzir em 40% o consumo de energia.

Entre as avenidas que receberam novas lâmpadas estão a Afonso Pena, Guaicurus e Euler de Azevedo. Para a comerciante Maria Etelvina dos Santos, que vende água de coco em frente ao Parque das Nações Indígenas, a Afonso Pena voltou a ficar bonita. “Quando essas lâmpadas novas começaram a funcionar a gente estranhou, mas agora até o movimento aqui melhorou. Eu fechava a barraca às 18h, agora eu consigo ficar aqui sem medo de ser assaltada até às 23h”, relata a comerciante.

 

Novas lâmpadas de Led passam no teste e agradam a população
Foto: Com iluminação nova, dona Maria fica mais tranquila e fecha o comércio às 23h.

 

Os moradores da Rua Jornalista Valdir Lagos, no bairro Aero Rancho, também estão experimentando a sensação de segurança, já que à noite, muitas ocorrências de assalto eram registradas. A professora Maria Gomes já foi assaltada no local duas vezes. “Já percebi menos movimentação suspeita no período da noite. A rua está mais iluminada e mais segura”, relata a moradora.

Novas lâmpadas de Led passam no teste e agradam a população
Foto: Minamar Júnior

 

Por outro lado, a poucas quadras da casa de Maria Gomes, um trecho da Avenida Norte e Sul, que é uma das vias mais movimentadas de Campo Grande, segue no escuro. Encontramos o pedreiro Antônio de Souza Leão de 76 anos, apreensivo. Todos os dias ele passa a pé pelo trecho. “Já sofri tentativa de assalto. Passar por aqui todos os dias me deixa nervoso e com medo, nem carrego dinheiro. Acho vergonhoso, uma avenida desse porte não ter iluminação, e faz tempo que está assim”, reclama.

 

Novas lâmpadas de Led passam no teste e agradam a população
Foto: No local, a única iluminação é a dos faróis dos carros.

 

A assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Campo Grande informou, que houve furto da fiação neste trecho da avenida Norte e Sul e a substituição deste cabeamento furtado está na programação de serviço deste mês.
Ainda de acordo com a assessoria, a prefeitura já instalou 10 mil lâmpadas de led desde outubro do ano passado, atendendo linhas de ônibus e algumas avenidas como Mato Grosso, Afonso Pena e Fernando Corrêa da Costa. Estas lâmpadas fazem parte de um lote de 20 mil luminárias adquiridas em 2016 ao custo de R$ 20 milhões. A gestão passada já havia instalado 4 mil lâmpadas.