Agentes de saúde de Campo Grande denunciam atraso de pagamento de adicional por produtividade, incentivo que é pago pelo Ministério da Saúde à SES (Secretaria de Estado de Saúde) e repassado à Prefeitura de Campo Grande, que fica responsável em fazer a compensação.
Após o repasse estadual, o município teria dez dias úteis para compensar os pagamentos, o que teria vencido no dia 18, uma vez que o repasse estadual ocorreu dia 5. Todavia, até o momento, a maior parte dos agentes ainda não recebeu o incentivo.
“Todo mês isso está acontecendo, é um desrespeito. Isso é para ser um incentivo à nossa produtividade, mas acaba sendo uma história de terror. Dia 20 e nada do incentivo na nossa conta”, declara uma agente comunitária que não quis se identificar.
O incentivo é uma espécie de adicional por produtividade, cujo valor varia conforme a meta estipulada de casas a serem visitadas e de atendimentos aos grupos de risco, feitos por agentes comunitários de saúde. Para quem cumpre a meta, é pago o valor de R$ 477, enquanto quem não a atinge recebe R$ 137. De acordo com os servidores, parte dos trabalhadores, como agentes de endemias, já receberam as quantias. Todavia, a maior parte da categoria segue sem receber.
A reportagem questionou a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública), responsável pela folha de pagamento dos agentes, sobre o porquê dos atrasos, por que apenas parte dos agentes receberam e se havia previsão para o pagamento. Por meio de nota, a pasta destacou apenas que “o incentivo está em fase de processamento na folha para pagamento na próxima semana”.
Ainda de acordo com a Sesau, a demora ocorre devido ao “tempo necessário para processar os dados na folha de pagamento, que ocorrem até o dia 20 de cada mês” – após lançadas as informações é que o recurso pode ser creditado na conta do servidor.
WhatsApp: fale com os jornalistas do Midiamax
As denúncias chegaram à redação pelo WhatsApp do Jornal Midiamax, no número (67) 99207-4330. O canal de comunicação serve para os leitores falarem com os jornalistas. Flagrantes inusitados, denúncias, reclamações e sugestões de pauta podem ser enviados com total sigilo garantido pela lei.