Cotidiano

No último dia de campanha de vacinação, frio e chuva espantam pais e crianças dos postos de saúde

No último “Dia D” de vacinação contra o Sarampo e a Poliomielite, a chuva e o frio espantaram pais e crianças dos postos de saúde, pelo menos no começo da manhã deste domingo (2). Na UBS (Unidade Básica de Saúde) 26 de Agosto, somente uma criança tinha sido levada para ser imunizada e nem precisou […]

Wendy Tonhati Publicado em 02/09/2018, às 09h18 - Atualizado às 09h25

Foto: Cleber Rabelo
Foto: Cleber Rabelo - Foto: Cleber Rabelo

No último “Dia D” de vacinação contra o Sarampo e a Poliomielite, a chuva e o frio espantaram pais e crianças dos postos de saúde, pelo menos no começo da manhã deste domingo (2). Na UBS (Unidade Básica de Saúde) 26 de Agosto, somente uma criança tinha sido levada para ser imunizada e nem precisou da vacina.

De acordo com a enfermeira da unidade, Tatiane Farias, a única criança que compareceu já havia sido imunizada e não precisava tomar a vacina. A mãe foi orientada e voltou para casa. No último sábado (1°), segundo a enfermeira, 150 crianças foram vacinadas na unidade.

“A princípio, segue o calendário. Terminando hoje não sabemos se vai prorrogar a campanha. Quem define isso é o Ministério da Saúde”, explica a enfermeira.

O objetivo é atingir a meta de vacinar 95% das crianças alvo da campanha – que são crianças a partir de 1 ano e menores do que 5 anos.

Neste ano foram notificados 14 casos suspeitos de sarampo em Campo Grande, sendo que 10 já descartados. Dos quatro casos que a Sesau está investigando, três são de crianças (1, 2 e 5 anos) e um adulto (28 anos).

De acordo com a Sesau, a vacinação o “Dia D” neste domingo ocorre nas seguintes unidades:

Centros Regionais de Saúde (CRS) Nova Bahia, Tiradentes, Aero Rancho, Coophavila e UBS 26 de agosto. As equipes serão reforçadas para atender à população das 6h15 às 17h45, sem intervalo para o almoço. Serão duas salas de vacinação em cada local neste fim de semana.

Jornal Midiamax