A situação de violência contra mulheres no meio rural foi tema de painel na Expo, feira agropecuária realizada na Capital, nesta quarta-feira (18). Participaram a ex-subsecretária de Políticas para as Mulheres, Carla Stephanini, a produtora Rural Dora Bileco, a jornalista Leide Pedroso e a advogada Luciana Branco Vieira, da ABMCJ (Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica).

A preocupação é devido ao crescimento de número de mulheres no . Segundo a pesquisa “Todas as Mulheres do Agronegócio”, encomendada no ano passado pela ABAG e com o patrocínio da Bayer, DuPont, Adama, Matsuda e Yara, apesar das dificuldades, a sensibilidade e o protagonismo das mulheres prevalece com mais força no setor. Atuando diretamente no campo, seja na agricultura ou na pecuária, as mulheres enfrentam uma rotina pesada, lado a lado com os homens.

Entre os temas direcionados às mulheres estão: Lideranças Femininas dentro do Agronegócio; Mulheres em situações de Violência no Campo; Sustentabilidade na Agricultura Familiar; Bem-Estar Animal; Universitárias – Jovens do Futuro do Agro / MS; Linhas de Créditos Rurais para Mulheres; e As Mulheres do Pantanal.

A primeira edição da Campo Grande Expo tem como foco a difusão dos sistemas integrados de produção, bem-estar animal e agricultura 4.0. Com uma nova roupagem agro, a feira propõe um ambiente de troca de experiências tecnológicas, transformando as tradicionais feiras em espaços mais agregadores.

A feira agropecuária acontece até 20 de julho no Terra Nova Eventos, em Campo Grande.

Cada dia do evento terá um tema: do Agro; Dia do Jovem no Campo (16/7); Dia do Pantaneiro (17/7); Dia do Leite (19/7); e Dia da Lavoura (20/7). Estão programadas dinâmicas de campo, palestras, leilões de gado e rodadas de negócios durante toda feira.