Serviço da Anatel será ativado

Os moradores de Mato Grosso do Sul vão poder receber mensagens no celular com alerta sobre tempestades, vendavais e outros fenômenos meteorológicos a partir de segunda-feira (15). Para receber os avisos será preciso se cadastrar no sistema desenvolvido pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).

O serviço também será ativado em Goiás e Mato Grosso. Atualmente, 1.942.528 assinantes utilizam o serviço. Já foram enviados 1.775 alertas e 24.851.355 mensagens de texto nos estados participantes (Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo, Espírito Santo e Rio Grande do Sul).

MS passa a receber mensagens de alerta de desastres naturais a partir de segunda

O serviço não tem nenhum custo para o cidadão e nem para o governo. Cerca de 20 países contam com serviços semelhantes, como Canadá, Chile, Bélgica, Filipinas e Japão.

A convocação para que os moradores participem do programa será feita pela seguinte mensagem que será enviada aos celulares da população: “Defesa Civil Nacional informa: novo serviço de envio de SMS gratuito com alertas de área de riscos. Para se cadastrar responda para 40199 com CEP de interesse”.

Ao fim do cadastro, o usuário é informado que o celular está apto a receber alertas de  inundações, alagamentos, temporais, perigo de deslizamentos de terra, entre outros, e recomendações da Defesa Civil. Se o usuário desejar, é possível cancelar o recebimento dos alertas por mensagem de celular.