MPE-MS pede autos de menores infratores de todas Delegacias de MS

Autos de apuração de atos infracionais estariam paralisados em delegacias

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Autos de apuração de atos infracionais estariam paralisados em delegacias

O MPE-MS (Ministério Público Estadual de Mato Grosso do Sul) emitiu nesta terça-feira (30) uma recomendação para todas as delegacias de Polícia Civil do Estado encaminharem autos de apuração de atos infracionais, em trâmite há mais de 30 dias, para o órgão.

Os autos de apuração de atos infracionais são instaurados para apuração de crimes e delitos cometidos por adolescentes e menores de idade. O MPE-MS pede que a recomendação seja cumprida em até 15 dias.

Segundo o órgão ministerial, foram feitas visitas técnicas nas Delegacias de Polícia de Campo Grande, Dourados, Três Lagoas e Corumbá, sendo que foram encontrados autos de apuração de atos infracionais “paralisados por vários meses, e por vezes anos”.

Muitos dos autos paralisados continham “elementos suficientes para o oferecimento de representação [judicial] e/ou outras medidas cabíveis”, segundo o MPE-MS.MPE-MS pede autos de menores infratores de todas Delegacias de MS

De acordo com o Ministério, o não envio dos autos ao parquet resulta na falta de conhecimento do Judiciário e do MPE-MS por parte das investigações e na ausência do registro judicial dos fatos.

A recomendação, segundo o MPE-MS não se trata  “em nenhuma hipótese” de crítica ao trabalho da Polícia Civil, “mas tão somente no controle da legalidade, cuja missão institucional incumbe a este órgão”.

A recomendação foi assinada em conjunto pelos promotores de Justiça do Gacep (Grupo de Atuação Especial de Controle Externo da Atividade Policial), Luciana Moreira Schenk e Gerson Eduardo de Araujo.

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados