Pular para o conteúdo
Cotidiano

Motoristas desmentem paralisação nacional do Uber em Campo Grande

Um comunicado tem se espalhado pelas redes sociais com o informe de que motoristas de aplicativo podem deixar de usar Uber a partir deste domingo (1). De acordo com o comunicado, os motoristas supostamente deveriam parar devido às taxas cobradas pela empresa, mas os usuários de Campo Grande não precisam se preocupar, a paralisação chega à cidade.
Arquivo -

Um comunicado tem se espalhado pelas redes sociais com o informe de que motoristas de aplicativo podem deixar de usar a partir deste domingo (1). De acordo com o comunicado, os motoristas supostamente deveriam parar devido às taxas cobradas pela empresa, mas associações dementem e usuários de não precisam se preocupar.

Motoristas desmentem paralisação nacional do Uber em Campo Grande
Comunicado é compartilhado por grupos, mas associações desmentem. (Foto: Reprodução)

De acordo com o presidente da AMU (Associação de Motoristas de Aplicativo e Mobilidade Urbana), Wellington Dias, o comunicado é um boato por enquanto e, mesmo que aconteça em outras capitais, a paralisação não chega a Campo Grande. “Seria muito interessante se a gente conseguisse fazer esta campanha, mas ela não irá acontecer. Seria algo muito precoce, os motoristas estão insatisfeitos com a Uber, mas é preciso muita conversa para que aconteça um movimento organizado. Tem que ter mais tempo, que conversemos mais, para que a categoria decida isso, que não seja o desejo de um pequeno grupo”, explica.

Segundo Paulo Pinheiro, presidente da Applic-MS (Associação dos Parceiros de Aplicativos e de Motoristas de Transporte de Passageiros e Motoristas Autônomos de Mato Grosso do Sul), o comunicado tem sido compartilhado em grupos de motoristas em redes sociais e que a associação apoia. “A Applic acredita que tem que ser feito isso para que a empresa [Uber] sinta o que está fazendo com os motoristas. Não é só um lado que tem que ter lucro, todos têm que ficar bem: plataforma, motoristas e usuários, mas não é isto que acontece, estamos nos sentindo lesados pela empresa”, diz. Entretanto, para o presidente da associação, é difícil que o movimento aconteça em Campo Grande pois há poucas alternativas de aplicativo. Enquanto outras cidades chegam a ter 10 aplicativos, a Capital tem apenas o Uber, Urban e 99POP.

O comunicado, apesar de estar presente nas redes sociais, pode ser um fake news. O presidente da AMU esclarece que há um movimento chamado Uber OFF em outras capitais, que planeja um boicote ao aplicativo só a partir de agosto e que a informação de que a taxa cobrada pela Uber pode chegar a 50% também não é real. “A taxa deveria ser de 25%, mas não é assim que acontece. Tem cálculos que nos baseamos, o desconto não chega a 50%, mas fica de 28% a 35% exclusivamente para motoristas, isso além da taxa que a empresa cobra dos próprios passageiros também”, afirma Wellington.

Ele explica que a indignação da categoria é com a variação no valor das taxas, mas que a discussão sobre o boicote à Uber deve ser cuidadosa e organizada entre todos os motoristas. “Ainda estamos discutindo com associados, que se a gente for fazer, vai ser algo organizado e que surja efeito”.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

UFMS promove mutirão de saúde e bem-estar com mais de 19 serviços nesta quarta-feira

PSG vence o Arsenal no primeiro jogo semifinal da Champions League 24/25

rose modesto federação

Rose diz que federação União Progressistas “é momento histórico para MS”

Anitta aciona órgão federal para impedir uso de seu nome em cosméticos

Notícias mais lidas agora

VÍDEO: Ônibus de turismo invade calçada de bar na Avenida Afonso Pena

tereza

Tereza Cristina critica situação do Brasil e diz que União Progressistas forma ‘bloco forte’

Justiça nega pedido de despachante e mantém juíza em ação por fraude no Detran-MS

Vaticano confirma desistência de segundo cardeal apto a votar no Conclave

Últimas Notícias

Polícia

VÍDEO: Ônibus de turismo invade calçada de bar na Avenida Afonso Pena

Clientes conseguiram fugir do impacto, mas mulher de de 59 anos foi atingida e sofreu luxação na clavícula

Polícia

PCC anuncia fim da ‘paz’ com o CV; conflito começou na fronteira de MS após morte de Rafaat

O rompimento se deve às mortes de inocentes assassinados por banalidade

Política

Câmara aprova três projetos e mantêm veto parcial em sessão desta terça-feira

Projetos incluem proteção animal e medalhas de honra

Emprego e Concurso

Prefeitura abre seleção para assistente educacional inclusivo com salário previsto de R$ 2,5 mil

Processo seletivo simplificado tem objetivo de formar cadastro de reserva para o cargo, que atua junto a estudantes com deficiência da Reme