Projeto funcionava no bairro há cerca de 2 anos

O Pelc (Programa Esporte e da Cidade), projeto que oferece atividades de esporte e lazer, firmado entre uma parceria do Ministério do Esporte com a prefeitura da Capital, foi encerrado nesta quinta-feira (19), no bairro Maria Aparecida Pedrossian. Conforme o presidente da associação de moradores do bairro, Jânio Batista de Macedo, a iniciativa atendia muitas crianças da região. A prefeitura confirmou que o projeto está encerrando suas atividades na Capital entre hoje e amanhã.

De acordo Macedo, o projeto, que era coordenado pela Funesp (Fundação Municipal de Esportes), funcionou na região por cerca de dois anos e atendia os moradores da região, em especial, as crianças, com diversas atividades de esporte e lazer. “Os professores vinham e faziam uma série de atividades com as crianças como basquete, futsal, ginástica para as mulheres, aulas de violão”, explicou. Conforme o presidente da associação, havia a expectativa que o projeto fosse continuasse até maio.

Sobre o encerramento, Macedo explicou que será necessário encontrar outras formas de oferecer lazer para os moradores da região. “O que nós vamos sentir é que vai ficar um vácuo. Muitas crianças faziam as atividades e teremos que nos reorganizar para ver como iremos adaptar essa demanda”, explica.

Encerramento na Capital

De acordo com a prefeitura, o Pelc está encerrando as atividades entre quinta e sexta-feira (20) em , após 28 meses de sua implantação. As ações aconteciam em 18 bairros, em locais como associações, praças, universidades, parques, Cras ( de Referência de Assistência Social), entre outros.

Segundo a prefeitura, atendeu cerca de 4 mil pessoas entre crianças, jovens, adultos, idosos e pessoas com deficiência. O projeto deveria ter encerrado em setembro de 2017, mas foi prorrogado até abril deste ano. A Funesp deve apresentar a prestação de contas dentro do prazo de um mês.Moradores do Maria Aparecida Pedrossian reclamam de fim de projeto de esporte e lazer

O diretor da Funesp, Rodrigo Terra, ressaltou os ensinamentos dos projetos e que há novos programas aprovados pelo governo federal.

“Oficialmente o Programa ainda está vigente até dia 20 de maio, mas o último mês é somente para prestação de contas. E com a finalização das atividades do PELC ficam os ensinamentos para serem usados nos dois novos Programas Federais já aprovados para Campo Grande, que são o novo PELC e Segundo Tempo. Na próxima semana vamos a Brasília levar a documentação a o Ministro do Esporte pedindo a liberação do recurso para iniciarmos o quanto antes”, disse.