Há seis meses, uma moradora enfrenta o mesmo drama: o mau cheiro na rua de sua casa. Segundo ela, a fossa de uma casa transborda e escorre na calçada na rua Evelina Selingard, no Parque do Lageado, em . Apesar dos inúmeros esforços dos vizinhos em denunciar, nada acontece.

“Todos os dias é a mesma coisa, um cheiro insuportável. Precisamos da ajuda de alguém que possa nos auxiliar, ligamos na e nada é resolvido”, diz. A moradora Ana Cristina conta que até passou alguns meses fora de casa, com a esperança de que tudo já estivesse resolvido quando voltasse, o que não aconteceu.

“Eu ligo, sempre dizem que vão verificar, mas nunca apareceu ninguém aqui nem para dar uma notificação”, reclama. Procurada pelo Jornal Midiamax, a (Secretaria Municipal de Saúde) informou que a Vigilância Sanitária enviará uma equipe para verificar a situação e tomar as providências cabíveis na rua da moradora.

Denúncias sobre fossa são frequentes no canal de comunicação do jornal com o leitor. A Vigilância Sanitária esclarece que reclamações como essas podem ser registradas na Ouvidoria do SUS (Sistema Único de Saúde), no telefone 67 3314-9955.

Em casos de transbordamento de fossa, a Vigilância pode realizar a vistoria e notificar o proprietário do imóvel. “Entretanto, se houver rede de esgoto e a residência não contar com a ligação, o proprietário será notificado para procurar a concessionária de água para estabelecer a ligação”, informou a Sesau.

WhatsApp: fale com os jornalistas do Midiamax

O leitor enviou as imagens ao WhatsApp do Jornal Midiamax no número (67) 9207-4330. O canal de comunicação serve para os leitores falarem com os jornalistas. Flagrantes inusitados, denúncias, reclamações e sugestões podem ser enviados com total sigilo garantido pela lei.