Assessoria
A pedido da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), e Associação Comercial de Campo Grande (ACICG), o Senador Pedro Chaves viabilizou a vinda dos Ministros da Defesa e o da Segurança, Raul Jungmann e General Joaquim Silva e Luna no próximo dia 19 de julho. Eles participarão do Fórum Permanente de Segurança na Fronteira de Mato Grosso do Sul com o tema “Inteligência, Tecnologia e Desenvolvimento”.
De acordo com a Presidente da Comissão de Segurança Pública, Claudia Paniago, que esteve em Brasília convidando o Ministro Raul Jungmann para vinda a MS, o encontro tem como objetivo debater políticas de segurança na região fronteiriça, que abrange mais de 400 km junto à Bolívia e Paraguai.
“A vinda dos Ministros significa o reconhecimento da relevância de Mato Grosso do Sul no desenvolvimento de uma política de estado para a segurança pública na região de fronteira. Esperamos que esse Fórum resulte em melhorias para a população. É muito importante a plena integração de MS ao Sistema Único de Segurança Pública (SUSP) e o mais relevante de tudo, que se defina, com clareza, quais são as atribuições da União, do Estado, dos Municípios quanto a segurança pública na região de fronteira. Alguns dizem que fronteira é problema da União, mas não, cada um tem sua atribuição. Queremos discutir, de fato, essa articulação e como se dará a coordenação das ações desses atores”, explica Claudia Paniago.
O local e horário do evento, que será aberto ao público, serão definidos nos próximos dias.