Ministério do Trabalho lança aplicativo de Carteira de Trabalho Digital
O Ministério do Trabalho lançou o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital para facilitar o acesso dos trabalhadores. Funcionários da Funsat (Fundação Social do Trabalho) já estão sendo orientados para baixar a ferramente e auxiliar os trabalhadores como funciona. O aplicativo irá beneficiar o trabalho que terá o documento sempre que precisar para fazer uma […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O Ministério do Trabalho lançou o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital para facilitar o acesso dos trabalhadores. Funcionários da Funsat (Fundação Social do Trabalho) já estão sendo orientados para baixar a ferramente e auxiliar os trabalhadores como funciona.
O aplicativo irá beneficiar o trabalho que terá o documento sempre que precisar para fazer uma consulta. A plataforma permite que o usuário tenha acesso sobre suas experiências profissionais atuais e também anteriores.
O diretor-presidente da Funsat, Cleiton Franco, fala que o aplicativo veio para somar, no entanto, a versão digital não substitui a física. “O aplicativo permite que o trabalhador tenha em mãos, a qualquer momento, todas as informações que constam em seu documento original, além de acompanhar a situação trabalhista”, ressalta Franco.
Sobre o aplicativo
A Carteira de Trabalho Digital poderá ser baixada em qualquer smartphone com sistema operacional Android ou IOS e funcionará como uma extensão do documento físico.
Para ter o documento digital, com todas as informações acessíveis no telefone, o trabalhador deve entrar na loja de aplicativos do telefone e procurar por “Carteira de Trabalho Digital” e baixar a ferramenta.
A próxima tela são os informes, que aparecem em seguida, apresentando uma tela com quatro opções: Entrar, solicitar 1ª via, solicitar 2ª via, Perguntas Frequentes. Quem tiver a senha cadastrada no cidadão.br e Sine Fácil precisará apenas colocar essa senha (será a mesma senha para os dois aplicativos). Neste caso, basta clicar em “Entrar”.
Será necessário informar dados pessoais (CPF, nome, data de nascimento, nome da mãe, estado de nascimento -se for nascido no exterior, a opção será “Não sou brasileiro”). Essas informações serão validadas no Cadastro Nacional de Informações Sociais (Cnis).
Caso o usuário não consiga acertar as respostas, terá de aguardar 24 horas para uma nova tentativa ou entrar em contato com a central 135 do INSS, para auxílio. Pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital é possível também solicitar a 1ª e a 2ª via da carteira de Trabalho. As opções aparecem na terceira tela que se abre assim que o aplicativo é instalado. Nesse caso não é necessário passar pela autenticação. Basta clicar na opção desejada, preencher o formulário de pré-cadastro válido por 30 dias, e comparecer a um posto de atendimento para validar as informações e formalizar o pedido do documento.
Notícias mais lidas agora
- Antes de assassinato, homem foi visto em cima de telhado de casa de ex-superintendente em Campo Grande
- VÍDEO: Agente de saúde reage e parte para cima de ladrão durante roubo de celular no Aero Rancho
- VÍDEO: Rua do Colúmbia ‘ganha’ cachoeira após enxurrada e moradores ficam revoltados
- Dentista faz rinoplastia, provoca necrose em cliente e acaba procurada pela polícia em Campo Grande
Últimas Notícias
FCMS irá destinar R$ 100 mil para produções audiovisuais dirigidas por mulheres
O edital visa oferecer apoio financeiro para incentivar as diversas manifestações culturais em Mato Grosso do Sul
CRO-MS emite nota de repúdio a dentista que fez vítimas em procedimentos estéticos em Campo Grande
Uma das vítimas ficou com a boca torta depois de uma lipo de papada
CUFA é alvo de furto e arrecadações para Campanha de Natal são levadas
A entidade precisa de doações para atender mais de 300 pessoas em situação de vulnerabilidade
MC Ryan SP é processado em ação milionária por invadir escola em São Paulo
MC Ryan SP se passou por um aluno e invadiu uma escola pública em novembro do ano passado; agora, a coordenadora do local levou o caso à Justiça
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.