Cotidiano

Mesmo com novo Ecoponto, moradores continuam jogando lixo em terrenos

Ecoponto foi inaugurado nesta segunda-feira (26)

Mariane Chianezi Publicado em 27/03/2018, às 19h50

None

Ecoponto foi inaugurado nesta segunda-feira (26)

Depois de 24 horas desde a inauguração, o Ecoponto do Jardim Panamá, localizado na Avenida José Barbosa Rodrigues com a Rua Sagarana, em Campo Grande, ainda não é a primeira opção de moradores para descartar o lixo na região.

O Jornal Midiamax esteve no local entre às 14h e 15h e, neste período, Ecoponto não havia recebido a procura de nenhum morador. Entretanto, em conversa com funcionários, foi dito que as pessoas ainda preferem terrenos baldios ao redor do bairro para depositar entulho ao invés de realizar o descarte correto no lugar apropriado.

“Tem que divulgar mais para as pessoas que moram aqui, porque parece que não está adiantando. Tem terreno aí que ontem, dia da inauguração [do Ecoponto], estava limpo e se você for lá agora você vai ver o tanto de lixo que já tem”, declarou um funcionário que preferiu não se identificar.

Posteriormente, a reportagem seguiu até o endereço sugerido pelo funcionário, que fica a cerca de 1 km do Ecoponto, onde supostamente seria usado como ‘lixão’. Na Rua Marina Luiza Spengler foi flagrado grande quantidade de escombros de construção, poda de árvores, caixas de papelão, etc.

Além disso, quem circular nas localidades pode flagrar com facilidade lixos amontoados em áreas que não ficam muito distante do local inaugurado pela Prefeitura Municipal junto a Solurb.

Procura

Conforme trabalhador do Ecoponto, a procura dos moradores tem sido razoável. Quando espaço foi inaugurado e aberto ao público a partir das 13h, moradores já se apressaram para entregar resíduos na coleta.

Até a tarde desta terça-feira (27), era possível encontrar podas de árvores, pneus, escombros de obras, cadeiras e até eletrodomésticos, como ar condicionado, lava-roupas, ventiladores e televisor.

Os resíduos recicláveis serão encaminhados para as cooperativas abrigadas na Usina de Triagem de Resíduos.

Ecoponto

O Ecoponto do Jardim Panamá, é o primeiro dos cinco espaços de coleta de lixo previstos para serem inaugurados na Capital.

Há previsão para instalação de outros pontos nas regiões do Lageado, Nova Lima, Noroeste e União. “Aquele cidadão que fez uma limpeza na sua casa ou precisa jogar fora alguns resíduos, como uma cama, uma televisão e não sabia onde levar, agora tem o ecoponto”, disse o secretário de governo Antônio Cézar Lacerda.

O horário de funcionamento será de segunda a sábado, das 8h às 18h na Rua Sagarana, esquina com a avenida Prof. José Barbosa Rodrigues.

Jornal Midiamax