Cotidiano

Maio Laranja: em MS, 85% das notificações de estupro acontecem em ambiente familiar

Cartilha será distribuída em escolas públicas do Estado

Wendy Tonhati Publicado em 08/05/2018, às 10h31 - Atualizado às 10h37

None

Em Mato Grosso do Sul, 85% das notificações de estupro são cometidas em ambiente familiar e contra crianças e adolescentes. O número foi divulgado pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB), na manhã desta terça-feira (8), durante o lançamento da campanha ‘Maio Laranja’, contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.

O ‘Maio Laranja’ foi instituído no calendário estadual, por meio da Lei nº 5.118 e simboliza o enfrentamento contra essa violência. A delegada Marília de Brito, da Depca (Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente) explica que o número não indica necessariamente que o estado é um dos mais violentos do Brasil.

“Existe muita subnotificação em todo o pais e isso não quer dizer que seja o Estado mais violento. Tem que ser analisado, verificado e pode indicar que em Mato Grosso do Sul as ações e poder público estejam trabalhando para que os casos sejam de fato denunciados, explica a delegada”.

A campanha ‘Maio Laranja’ teve origem em lei proposta pelo deputado estadual Herculano Borges (SD) e terá uma cartilha que será distribuída aos alunos das escolas públicas do Estados. O objetivo é conscientizar crianças e adolescentes para denunciar abusos que possam ser vítimas o que tenham conhecimento.

Conforme o Projeto Nova, ONG (Organização Não Governamental) idealizadora da iniciativa, ao mês foi escolhido em função de 18 de maio, quando se celebra, em todo o país, o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Para orientar e chamar atenção da população, a ONG realizará, durante todo o mês de maio, diversas ações com foco em crianças, adolescentes e adultos. Serão realizadas palestras em escolas do Estado voltadas para pré-adolescentes e adolescentes, além de capacitação para a prevenção de abuso.

Uma outra ação voltada para adolescentes e adultos é o lançamento de três vídeo-aulas que serão distribuídos pelas redes sociais. Empresários locais também aderiram à campanha e adotaram, durante todo o mês, a cor laranja como símbolo e promovem a distribuição de panfletos para clientes e funcionários.

Jornal Midiamax