É celebrado nesse sábado (05), o Dia Mundial de Higienização da Mãos, a data foi criada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) para reforçar a importância de lavar as mãos na prevenção de doenças e infecções.

Lavar as mãos é um ato cotidiano não é mesmo? Nós fazemos isso sempre, todos os dias, às vezes até sem perceber, é um hábito muito comum, mas você sabia que lavar as mãos pode prevenir inúmeras doenças e inclusive salvar vidas?

Doenças como gripe, conjuntivite, diarreia e viroses são transmitidas principalmente através das mãos, segundo o médico Dr. Renato Figueiredo, lavar bem as mãos é essencial para evitar a contaminação de doenças.

Lavar as mãos pode prevenir doenças e salvar vidas
Imagem – Reprodução/Blog Ceaico

“Lavar bem as mãos é essencial, a transmissão de gripe, conjuntivite, diarreia, a transmissão de viroses em comum é principalmente através das mãos, então a higienização é essencial para que você evite a transmissão dessas doenças, interrompa esse ciclo” afirmou o médico.

Estudos sobre infecções divulgados pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), em 2016, afirmam que o segundo o Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças, cerca de 30% das infecções podem ser prevenidas por meio da higienização adequada.

Dr. Renato também ressalta que para funcionar como prevenção é preciso lavar as mão de forma correta.  “Geralmente a gente vai lá e só joga uma água, um sabão, quando limpa né? Precisa lavar as unhas, entre os dedos, o polegar, a palma e o dorso da mão, o punho, precisa lavar direitinho”.

Para ajudar a prevenir essas doenças temos algumas dicas de higiene:

Lavar as mãos pode prevenir doenças e salvar vidas