Lançamento aconteceu nesta segunda-feria (19)

​Em solenidade realizada na Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar), na tarde desta segunda-feira (19), foi lançada a Junta Digital, plataforma que possibilita que todos os processos realizados pela Junta Comercial, inclusive abertura de empresas, sejam feitos integralmente pela internet.

O presidente da Jucems (Junta Comercial de Mato Grosso do Sul), Augusto César Ferreira Castro, destacou as facilidades da nova ferramenta ao setor empresarial.

“Com a Junta Digital, o empresariado pode desfrutar de suporte 24h, custos reduzidos, uma vez que já não é necessário tirar inúmeras cópias, autenticações em cartório, mas, principalmente, reduzir prazo para abertura de empresas”, destacou. Augusto ainda afirmou que não há mudanças no processo, mas, sim, facilidade na execução. “O novo empresário tem pressa”, complementou.

Conforme o governador Reinaldo Azambuja (PSDB), a nova ferramenta possibilita a otimização do tempo necessário para abertura de empresas e a facilidade de operacionalização para contadores e empresários.

“Em 2015, eram necessários 36 dias para abertura de uma empresa em Mato Grosso do Sul, depois reduzimos para 17 dias e, agora, com a Junta Digital, é possível fazer isso com apenas 3 dias. Isso modernizou bastante a oferta dos serviços que são direcionados a sociedade e facilitou e, muito, a vida dos contabilistas e empresários, que, agora, tem mais segurança e agilidade”, considerou.

Na ocasião, Azambuja também destacou o enxugamento da máquina pública após o período de recessão gerado a partir de 2015, o que, segundo ele, exigiu mudanças estruturais para a recuperação econômica do estado.

 “Vivemos um dos piores momentos da vida pública brasileira e isso causou enormes transtornos às pessoas, às empresas, aos governos, que antes estavam acostumados ao crescimento de receitas e, com a recessão gerada a partir de 2015, foi preciso enxugar e tornar a administração pública mais eficiente”, complementou.

Treinamento

Os contadores vinculados ao CRC vão passar por uma capacitação para que as mudanças sejam apresentadas de forma clara. Os treinamentos serão realizados inicialmente em três cidades, sendo dia 26 de fevereiro em e dia 27 em Dourados e Ponta Porã. O Sebrae é parceiro do projeto.

Na solenidade, estiveram presentes, ainda, o secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Jaime Verruck, representantes do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), OAB-MS (Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul) e CRC (Conselho Regional de Contabilidade),

Compareceram, ainda, os deputados estaduais Paulo Corrêa (PR), presidente da Comissão de Indústria e Comércio, Rinaldo Modesto (PSDB) e Enelvo Felini (PSDB), além de representantes do setor empresarial.