Horário de verão já tem data definida e muda em 2018 por causa da eleição

Ministério não tem dados sobre economia gerada em MS

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Ministério não tem dados sobre economia gerada em MS

Nem bem as pessoas se acostumaram à recente mudança, e o Ministério de Minas e Energia (MME) já informou que a partir de 2018, a duração do horário de verão será alterada. Este ano, o período passa a valer do primeiro domingo de novembro de cada ano até o terceiro domingo de fevereiro. O horário, que costumava começar no mês de outubro, foi alterado para evitar a mudança de horário durante as eleições.

Ainda segundo informações do Ministério, a mudança nos hábitos de consumo dos brasileiros foi uma das causas pela qual a economia no consumo beira a neutralidade.

Um dos motivos seria a popularização do uso de ar condicionado pelos habitantes. “[As mudanças] estão bastante associadas à maior participação de equipamentos de climatização de ambientes e à evolução tecnológica da iluminação residencial e pública. Desta forma, metodologias de avaliação de impacto da aplicação da política pública do Horário de Verão devem necessariamente considerar também a temperatura como variável explicativa”, segundo o relatório.

O objetivo do horário de verão é o melhor aproveitamento da luz natural, adiantando-se os relógios em uma hora, para reduzir a concentração de consumo nos horários entre 18h e 21h. Dados apontam que a economia no período tem caído nos últimos anos, a economia de R$ 405 milhões em 2013 caiu para R$ 147,5 milhões no último ano.

O Ministério de Minas e Energia ainda não divulgou relatório do horário de verão de 2017/2018. Os dados serão submetidos à avaliação do Governo Federal quanto à efetividade da política para os próximos anos. Este ano, o horário irá vigorar nos estados Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal a partir do dia 4 de novembro.

Conteúdos relacionados