Pular para o conteúdo
Cotidiano

Greve de duas categorias deixa Receita Federal sem atendimento em MS

Sindicatos dizem que paralisação segue movimentos nacionais por reivindicações de direitos
Arquivo -

Servidores administrativos e auditores da estão em greve em todo o Mato Grosso do Sul. Segundo os sindicatos representantes, a paralisação das atividades segue movimentos nacionais que acontece pela reivindicação de direitos como o bônus de produtividade para os auditores e pela criação de uma carreira específica para os administrativos.

Segundo a representante regional do Sindfazenda (Sindicato dos Servidores Administrativos do Ministério da Fazenda), Ione Coelho, a paralisação das atividades segue uma mobilização nacional e acontece desde o dia 26 de abril no Estado. O principal pedido da categoria é a criação de uma carreira específica para os servidores administrativos. “Nossa reivindicação não tem impacto financeiro, é só a criação da carreira”, explicou a representante.

Conforme o sindicato, a paralisação das atividades acontece duas vezes por semana, sendo nas terças e quintas. Na Capital, a adesão foi total por parte da categoria, impactando diretamente no atendimento ao público na sede da Receita Federal. Além de , os servidores pararam no interior do Estado também como nas cidades de Corumbá, Aquidauana e , segundo Sindfazenda. Em Dourados, poucos servidores continuam atuando e em Ponta Porã, houve paralisação apenas no início do movimento.

Outra categoria que está em greve é a dos auditores da Receita Federal. De acordo com o presidente no Estado do Sindifisco Nacional (Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal), Fábio Galizia David de Campos, a categoria está em greve desde novembro do ano passado, aderindo as ações feitas pelo Brasil pelo sindicato nacional.

O movimento é para pedir a regulamentação do bônus por eficiência conforme o que foi tratado em um acordo com o governo federal. “Foi firmado um acordo em maio de 2016 com o governo federal e ainda não foi implementado totalmente”, disse.

Segundo Campos, no início da movimentação, a paralisação era de três dias, mas desde a metade de maio, os servidores pararam totalmente as atividades. Das cinco cidades com posto da Receita Federal, apenas nas cidades com fronteira como Ponta Porã, Mundo Novo e Corumbá está havendo atendimento. “O que está acontecendo nessas cidades de fronteira é que há uma demora maior para fazer o comércio internacional”, explicou.

Já o presidente do Sindreceitas-MS (Sindicato dos Analistas Tributários em Mato Grosso do Sul), Cláudio Márcio Brasil Ferreira, explicou que a categoria também havia paralisado as atividades no Estado em função da regulamentação do bônus de produtividade para os analistas tributários, mas o atendimento foi retomado nesta semana, conforme a decisão em assembleia.

A reportagem entrou em contato com a sede da Receita Federal em Campo Grande, que não se manifestou sobre a greve.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Lula entrega PEC da Segurança Pública para tramitação no Congresso

Polícia apreende mais de uma tonelada de maconha após perseguição na MS-379

Desconto ilegal terá que ser restituído a aposentados, dizem ministros

TJMS promove juiz Alexandre Branco Pucci ao cargo de desembargador

Notícias mais lidas agora

Sem resposta da PGR, Zanin mantém desembargadores do TJMS e conselheiro do TCE afastados

ataque onça pantanal 2

Onça que matou caseiro no Pantanal deve ser capturada e transferida para Campo Grande, diz PMA

Propina de R$ 67 milhões: Ação penal contra Reinaldo aguarda decisão de juiz sobre denúncia

Homem morre ao ser atropelado por carreta na BR-262

Últimas Notícias

Polícia

960 servidores da Guarda Civil Metropolitana são promovidos

GCMs receberão os valores de maneira escalonada

Brasil

Como pedir exclusão de desconto indevido em benefícios do INSS

Entre 2019 e 2024, essas entidades descontaram R$ 6,3 bilhões de segurados

Mundo

Única irmã viva do papa Francisco não o encontrou desde 2013

Não o viu desde que ele se tornou pontífice, há 12 anos

Polícia

Idoso é esfaqueado no pescoço e tem arma roubada dentro de casa

O autor de 35 anos foi preso