Governo de MS decreta situação de emergência em três cidades arrasadas por tempestades
O Governo do Estado publicou nesta sexta-feira (23) a declaração de situação de emergência para os municípios de Deodápolis, Paranhos e Itaquiraí, depois de serem afetados por tempestades. Desde o início do mês de outubro até esta sexta-feira (22), fortes chuvas têm atingido os três municípios, causando danos não só na área rural como na […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O Governo do Estado publicou nesta sexta-feira (23) a declaração de situação de emergência para os municípios de Deodápolis, Paranhos e Itaquiraí, depois de serem afetados por tempestades. Desde o início do mês de outubro até esta sexta-feira (22), fortes chuvas têm atingido os três municípios, causando danos não só na área rural como na área urbana.
“Os prejuízos ultrapassam a capacidade de resposta dos entes municipais afetados pelas intensas precipitações pluviométricas”, diz. O longo período de chuvas ainda deixou as estradas intransitáveis, impossibilitando o transporte de insumos agrícolas e o escoamento de produtos da agricultura familiar, além de prejudicar o calendário escolar. As tempestades provocaram destruição em pontes e dutos, crateras e atoleiros nas estradas vicinais, além de erosões e ravinamento em ruas da área urbana de um dos municípios, Deodápolis.
Os danos humanos, materiais e ambientais públicos e privados ainda estão sendo contabilizados. O decreto declara situação de emergência nas áreas urbanas e rurais dos três municípios por seis meses, quando autoriza a convocação de voluntários para reforçar as ações de resposta ao desastre e arrecadação de recursos.
O decreto também autoriza que autoridades administrativas e os agentes de defesa civil possam entrar nas casas para prestar socorro e determinar evacuação, além de usar de propriedade particular, no caso de iminente perigo público. Além disso, as prefeituras ficam dispensadas de licitação os contratos de compra de bens necessários às atividades de resposta ao desastre, de prestação de serviços e de obras relacionadas com a reabilitação dos cenários dos desastres, desde que possam ser concluídas no prazo máximo de 180 dias.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Sem acordo: moradores pedem indenização por fedor ‘insuportável’ de frigorífico em Campo Grande
JBS já manifestou desinteresse em conciliação devido ao grande número de ações
Quadrilha especializada em furtos de caminhonetes é presa em Dourados
Quatro pessoas foram levadas para a sede do SIG em Dourados
Influenciadora de etiqueta, Fernanda Britto está internada em estado grave
Fernanda Britto, de 63 anos, ficou conhecida nas redes sociais por seus vídeos bem-humorados em que dá dicas de etiqueta
Queda de árvore deixa trecho de avenida de Dourados interditado neste sábado
Queda de árvore deixa trecho de avenida de Dourados interditado neste sábado
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.