Faltando menos de um mês para o desligamento do sinal analógico da TV em e em Terenos, o Seja Digital, entidade que administra a digitalização dos canis de TV e RTV, realizará um Feirão Digital em ambas as cidades. Neste sábado (21), acontecerá em Campo Grande e no domingo (22), é a vez de Terenos receber a equipe.

Durante o evento, os moradores poderão encontrar aparelhos de televisão digital e conversores a preços mais acessíveis, além de poder tirar dúvidas sobre o desligamento do sinal analógico de TV com promotores da Seja Digital.

A população também poderá agendar a retirada do kit gratuito, distribuído às famílias de menor renda atendidas pelo Governo Federal e verificar se têm direito ao kit gratuito, com antena digital e conversor com controle remoto.

Ao todo, estão disponíveis mais de 130 mil kits para serem entregues às famílias de menor renda atendidas pelo Governo Federal na região. Por meio do número do NIS (Número de Identificação Social) é possível realizar o agendamento para retirar o kit em um dos pontos disponibilizados pela Seja Digital. O Feirão Digital também oferecerá atividades recreativas e pintura facial para as crianças.

Fim do sinal analógico

Em Campo Grande e Terenos, o sinal analógico de TV será desligado no dia 14 de agosto e, após essa data, só será possível assistir à programação da TV aberta por meio do sinal digital.

A Seja Digital orienta que para estar preparado antes da data-limite, é importante verificar se a antena já é digital e se o aparelho de televisão precisa de um conversor externo, aparelho que transforma o sinal digital em analógico e permite que a TV continue transmitindo a programação.

Se o aparelho for uma televisão de tubo, será necessário instalar um conversor de sinal. Se o televisor for de tela fina e não tiver o conversor embutido, também precisará de um conversor de sinal. Para ter certeza se o televisor já tem o conversor embutido, consulte o manual do fabricante.

Serviço

Horário: das 7h30 às 16h

Datas e Locais:
Campo Grande – sábado (21) – Praça do Rádio Clube
Terenos – domingo (22) – Praça Santo Antônio

Sobre a Seja Digital

A Seja Digital ( – Entidade Administradora da Digitalização de Canais TV e RTV) é uma instituição não governamental e sem fins lucrativos, responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico para o sinal digital da televisão no Brasil.

Criada por determinação da Anatel, tem como ão garantir que a população tenha acesso à TV Digital, oferecendo suporte didático, desenvolvendo campanhas de comunicação e mobilização social e distribuindo kits para TV digital para as famílias cadastradas em programas sociais do Governo Federal.

Também tem como objetivos aferir a adoção do sinal de TV digital, remanejar os canais nas frequências e garantir a convivência sem interferência dos sinais da TV e 4G após o desligamento do sinal analógico. Esse processo teve início em abril de 2015 e, de acordo com cronograma definido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, mais de 1300 municípios terão o sinal analógico desligado até 2018.