Pular para o conteúdo
Cotidiano

Falta de integração e descaso revoltam usuários do Terminal Moreninhas

Os usuários do transporte coletivo que descem no Terminal Moreninhas estão sentindo no bolso a falta de integração dos ônibus. Com dupla cobrança de passagem, moradores precisam pagar duas vezes para embarcar nos veículos que vão para os bairros próximos. A situação tem gerado revolta em quem depende do transporte público diariamente. Atualmente, o Moreninhas […]
Arquivo -

Os usuários do transporte coletivo que descem no Terminal Moreninhas estão sentindo no bolso a falta de integração dos ônibus. Com dupla cobrança de passagem, moradores precisam pagar duas vezes para embarcar nos veículos que vão para os bairros próximos.

A situação tem gerado revolta em quem depende do transporte público diariamente. Atualmente, o Moreninhas é o único que não faz a integração das linhas e obriga os passageiros a passarem novamente pela catraca e desembolsarem o valor de R$ 3,70.

Falta de integração e descaso revoltam usuários do Terminal Moreninhas

Com a migração do terminal de transbordo para “pontão de ônibus”, vigilantes foram contratados para fazerem a segurança da linha “26 Moreninha 3 e 4”. Moradores informaram que, no início da manhã desta quinta-feira (22), o caos tomou da linha e populares ameaçaram bater no motorista.

Um segurança que não quis se identificar explicou que fica dentro do veículo para “proteger a população da ação dos vândalos” e não para intimidar os usuários da dupla cobrança. As cozinheiras Tereza Dias e Natalia Lima dos Santos engrossam o número de trabalhadores que não aguentam mais a situação.

“A situação é revoltante. A integração tem que voltar. Já reclamamos na Prefeitura, mas eles não tomam providências. Quem não conhece a cidade fica aqui preso porque nem sempre tem gente lá nas guaritas para vender o passe e eles cobram duas vezes, daqui a pouco vamos ter que ir para casa de bicicleta,” garante Tereza.

Quem não tem condições de desembolsar outra passagem precisa descer na plataforma e ir a pé. Esta é a rotina da enfermeira Roseli Alves que, mesmo diante da tarde chuvosa desta quinta-feira, abriu o guarda-chuva e andou diversas quadras até chegar em casa.

Falta de integração e descaso revoltam usuários do Terminal Moreninhas

“O bairro aqui é do tamanho do Aero Rancho e lá tem integração, mas aqui não. Dizem que não tem usuário, mas quando a gente pega o ônibus é lotado e, na linha 61 (Moreninhas / Shopping), tem que esperar dois ou três veículos porque eles vêm do Centro lotado”

A diferença no orçamento no final do mês também é sentida pela artesã Aurea Maria. A usuária conta que faz curso no Centro e na volta precisa descer no Moreninhas e ir andando até em casa. “Eu não tenho condições de pagar outra passagem. Aqui ninguém ganha dinheiro como água. Ônibus todos lotados e ainda dizem que querem fechar o Terminal.”

Abandono

A reportagem esteve no local e encontrou os banheiros abandonados e a ausência de vigilantes fixos nas cabines de passe. A antiga entrada principal estava vazia, trancada e pichada. Os banheiros foram flagrados sem limpeza, com cheiro forte e sem energia elétrica.

O cenário desenvolve medo em quem passa pelo local no início da manhã e noite. Roseli Alves diz que a entrada de pessoas não é controlada e o local fica à mercê de vândalos e usuários de drogas.

“Não tem fiscal, não tem bebedouro, limpeza e nem segurança. Isso é um perigo porque não temos paz, as pessoas mal intencionadas já sabem do abandono e vem pra cá de moto e ficam rondando a região.”

A equipe do Jornal Midiamax tentou um parecer da Prefeitura Municipal a respeito das denúncias, mas até o fechamento da reportagem não obteve retorno.

Cenário deve mudar

A dupla cobrança no terminal de transbordo pode estar com os dias contatos. O presidente da Assetur (Associação das Empresas de Transportes Coletivos Urbanos de ), em reunião realizada com as lideranças das Moreninhas, garantiu que equipamentos serão providencias para, a partir da próxima terça-feira (27), a integração volte a funcionar.

Falta de integração e descaso revoltam usuários do Terminal Moreninhas
Foto: Assessoria Vereador Chiquinho Telles

Em projeto desenvolvido pela (Agência Municipal de Trânsito), uma grade de 30 metros de extensão deve ser instalada para separar o espaço e inoperar a pista de rolamento. O restante do local deve ser disponibilizado para outros fins.

Uma das sugestões oferecidas por Resende é transformar as plataformas em espaço gastronômico e para comércio de ambulantes. Ele lamentou o fato de o Terminal Moreninhas ter sido construído em lugar inadequado e supostamente não possuir demanda de passageiros.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Empreendedores e agricultores já podem se inscrever para vender no mercado da UFMS

Enchentes e deslizamentos matam 17 pessoas na Coreia do Sul

Dezesseis anos após cometer homicídio, homem é preso em Campo Grande

Advocacia-Geral da União (AGU)

AGU pede ao STF investigação de investimentos suspeitos em dólar no Brasil antes do tarifaço de Trump

Notícias mais lidas agora

Motociclista que morreu em acidente na Av. Ceará estava acompanhado do filho

Após sanção dos EUA a Moraes e ‘aliados’, expectativa é por voto de Fux

Domingo tem feiras, apresentações e atividades para a criançada em Campo Grande

Maior do mundo: Brasil inaugura biofábrica de mosquitos Wolbitos para o combate à dengue

Últimas Notícias

Mundo

Novo ataque perto de centro de distribuição de alimentos deixa 73 mortos na Faixa de Gaza

Disparos israelenses próximo a centros de distribuição de alimentos se tornaram rotina

Polícia

Jovens denunciam pai de santo por drogar e abusar sexualmente em terreiro de Campo Grande

O acusado teria ameaçado uma das jovens após ela passar a frequentar outro terreiro

Cotidiano

Por um trânsito mais seguro, projeto social faz oração na Avenida Afonso Pena

Esta é a 4ª edição do encontro

Famosos

Ary Fontoura diz que ‘cumpriu sua tarefa’ ao citar relacionamentos

Mas ele faz ressalva: 'Estou vivo'