Pular para o conteúdo
Cotidiano

Evento na Capital propõe debate sobre sexualidade

Já parou para pensar na sexualidade nossa de cada dia para muito além da orientação? Hetero, homo, bi, trans, pansexualidade. São pelo menos 20 denominações atualmente e muita polêmica. Mas, antes mesmo de alguém saber se quer se relacionar com “menino ou menina”, é preciso se reconhecer. “Afinal, quem eu sou? Quais os meus gostos, […]
Arquivo -

Já parou para pensar na sexualidade nossa de cada dia para muito além da orientação? Hetero, homo, bi, trans, pansexualidade. São pelo menos 20 denominações atualmente e muita polêmica. Mas, antes mesmo de alguém saber se quer se relacionar com “menino ou menina”, é preciso se reconhecer.

“Afinal, quem eu sou? Quais os meus gostos, preferências, o que me move afetivamente, o que quero para mim? São alguns questionamentos que surgem em diferentes fases da vida. Isso não é bobagem e nem frescura. Devemos dar atenção ao que sentimos porque isso diz muito sobre nós, nossas angústias e pode apontar novos caminhos para uma vida mais feliz”, explica a psicóloga Adriane Lobo.

Há um ano, dos 30 em que se dedica a tratar pessoas que sofrem com as “dores da alma e da emoção”, Adriane percebeu um novo cenário se delineando: Jovens sofrendo muito, se mutilando ou até colocando fim à própria vida devido a conflitos íntimos extremamente dolorosos, que repercutiam na vida familiar e social.

“A transição para a fase adulta, por si só, já é um momento delicado, de transformações profundas. Agora, imagine quando não se reconhece em si mesmo aquilo que os outros vêem e esperam. Hoje, muito já se fala em sexualidade e em orientação sexual, mas ainda há tabus e temos que combatê-los”, defende.

Segundo Adriane, os termos “homens e mulheres trans”, por exemplo, são relativamente novos e ainda “assustam” os mais desavisados, mas devem ser igualmente incluídos no cotidiano de forma natural.

“Tudo começa no autoconhecimento, um caminho nem sempre fácil de trilhar, e no respeito às diferenças, que existem nos mais diversos níveis. Por que não no que se refere à sexualidade? Antes de mais nada, somos todos seres humanos”, diz a psicóloga, que tem formação para o acompanhamento do processo transexualizador pelo Instituto Inbio/SP.

Adriane lembra, ainda, que a celebração do Dia Internacional do Orgulho LGBT, dia 28 de junho, diz respeito a todos nós. “O objetivo desta comemoração é que todos se orgulhem da sua sexualidade, independentemente da orientação sexual. Além disso, é essencial conscientizar a população para o combate à homofobia e a tantas formas de violência”.

A data foi escolhida porque no mesmo dia, em 1969, policiais invadiram e prenderam homosexuais em Nova Iorque, o que ficou conhecido como a Rebelião de Stonewall Inn. “Isso aconteceu há quase 50 anos. Mas não precisamos ir longe, infelizmente, porque a violência ligada à discriminação é evidente. Precisamos criar mecanismos mais efetivos para uma sociedade livre de preconceitos e medos”, ressalta a psicóloga.

Para estimular o debate e a conscientização, Adriane e a psicóloga Andréa Brum Cunha realizarão o evento Sexualidade: Quem é você?, na próxima sexta-feira (29/6), às 18h30, na Avenida dos Estados, 399, dos Estados. Haverá exposição teórica e vivência psicodramática relacionada ao tema. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones: 67 99266-9449 e 99276-4544.

Assessoria

 

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Não dá pra passar: BR-267 segue interditada devido a alagamento e PRF orienta rotas alternativas

Gracyanne direito UFRJ

Pega na mentira? UFRJ diz que Gracyanne nunca cursou Direito na instituição após deixar MS

ex bbb fael alagamento estrada

Ex-BBB Fael registra cena inusitada no meio de alagamento em Mato Grosso do Sul

Bortoleto lamenta erro que o deixou na rabeira do grid do GP da Arábia Saudita de F-1

Notícias mais lidas agora

Assassino de Ivone foi preso quatro vezes por violência doméstica

jardim

Jardim decreta situação de emergência após estragos causados pelas chuvas 

glaice jane PT (1)

Gleice desiste e Vander Loubet concorre sozinho ao comando do PT de Mato Grosso do Sul

Isabella nardoni

Mãe de Isabella Nardoni homenageia filha: ‘Daria tudo pra viver mais um aniversário’

Últimas Notícias

Charge

Coelhinho da Páscoa, o que trazes pra mim?

Esportes

Em clássico bastante nervoso, Grêmio e Internacional ficam no empate no Brasileirão

Clássico começou com muita 'briga' pela bola como se esperava

Polícia

‘Se for necessário, eu faço’: síndico é ameaçado após cobrar morador de condomínio

Segundo a vítima, esta não é primeira vez que o homem ameaça os síndicos do local

Polícia

Entregadora dá falta de lanche na bag e é assaltada no meio de entrega em Campo Grande

Ela tentou resistir ao dar empurrões no assaltante, mas não conseguiu impedir o roubo