Professores de exatas e biológicas acham que Enem vai manter ‘molde’ de prova

O segundo dia do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) acontece no próximo domingo (11) com questões de ciências exatas e biológicas. Para professores, a expectativa é que a prova siga o padrão de anos anteriores e quem se preparou deve ter um bom resultado. O segundo dia de provas é o mais temido pelos […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Foto: Ilustrativa/ Prefeitura de Votuporanga
Foto: Ilustrativa/ Prefeitura de Votuporanga

O segundo dia do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) acontece no próximo domingo (11) com questões de ciências exatas e biológicas. Para professores, a expectativa é que a prova siga o padrão de anos anteriores e quem se preparou deve ter um bom resultado.

O segundo dia de provas é o mais temido pelos estudantes que compareceram à prova neste domingo (4). Uma das estudantes, Maria Eduarda Freitas, de 18 anos, explicou que deve estudar ainda mais para o segundo dia de provas. “Apesar da redação, o dia de linguagens e ciências humanas é sempre mais fácil, é só prestar atenção. Para exatas e biológicas tem que pegar mais pesado na revisão, vou estudar mais”, disse.

Para o professor de matemática Fernando Padoim, o ‘Barney’, como é conhecido pelos alunos do cursinho Dom Bosco, há ansiedade para a prova principalmente porque desta vez, o Enem é feito por uma banca diferente. “Este ano a prova vai ser feita pela FGV (Fundação Getúlio Vargas), que é uma banca diferente, por isso há essa expectativa, de saber como vai ser. Entretanto, como no primeiro dia não houve mudança nos moldes da prova, não espero que tenha muitas mudanças em relação ao que é tradicionalmente pedido”, comenta.

A professora de Biologia do colégio Elite Mace, Daiane Lucietto, a expectativa é que a prova de biológica exija temas que estão em alta e que foram assunto dos noticiários durante o ano. Para ela, estar a par das notícias é uma boa estratégia para se dar bem na prova. “Eles têm que ficar a par dos assuntos mais cobrados, das atualidades. Geralmente, as questões de biologia vêm relacionadas com questões do dia a dia, que estão presentes no nosso cotidiano”, sugere.

Anderson Cação também é professor de Biologia no colégio Elite Mace e aposta em uma prova com maior diversidade de assuntos no Enem neste ano. O professor explica que, geralmente, o exame cobra muito sobre determinado tema e deixa pouco espaço para outros conteúdos. “A gente espera que a prova seja bem diversificada em cima da ementa que eles cobram, em provas anteriores nem sempre isso acontecia, tinha um determinado assunto com várias questões e pouco espaço para o resto do conteúdo, que os alunos estudam o ano todo. Espero que possam diversificar desta vez”, diz.

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados