Pular para o conteúdo
Cotidiano

Energia solar é alternativa para preservar meio-ambiente e diminuir valor da conta de luz

A energia solar é considerada hoje uma das formas mais baratas de gerar eletricidade em uma casa ou empresa por meio da conversão da radiação solar em energia elétrica. De acordo com o diretor-presidente da empresa Solar Energy do Brasil, Hewerton Martins, a energia elétrica a partir da luz solar além de contribuir com o […]
Arquivo -

A é considerada hoje uma das formas mais baratas de gerar eletricidade em uma casa ou empresa por meio da conversão da radiação solar em energia elétrica. De acordo com o diretor-presidente da empresa Solar Energy do Brasil, Hewerton Martins, a energia elétrica a partir da luz solar além de contribuir com o meio ambiente, pode reduzir a conta de luz em 20% no período que se paga o financiamento da Usina Solar, gerando caixa positivo desde o primeiro mês de uso e posteriormente ao final do financiamento o resultado chega a quase 100% de economia, ficando apenas o custo de tarifa mínima da rede da concessionária.

Ainda, de acordo com Hewerton Martins, há um movimento da ABRADE (Associação das distribuidoras de energia) atribuindo os aumentos na conta de luz ao uso intensivo de da energia solar. “Isso não tem fundamento, pois o aumento do preço na se deve entre outros motivos, principalmente a cota de desenvolvimento energético (CDE), que carrega subsídios que oneram o consumidor. Ao invés de informar que o aumento se deve a esses subsídios, insinuam que quem usa energia solar contribui para o aumento da conta de luz, ” relata.

Levando em conta que a energia solar representa menos de 1% da matriz elétrica do país, hoje considerando os 36.018 sistemas entre empresas e residências conectados à rede por meio da energia fotovoltaica distribuídos, segundo Hewerton, temos menos de 0,30% da matriz que usam um valor ínfimo dos 18 Bilhões do orçamento da CDE. “Ainda assim se considerarmos que haja um incremento exponencial no número de residências conectadas a rede até 2027 e atingirmos o número de 2.4 milhões de residências conectas, esse valor não cegaria a 2.5 GW, ou seja 1,39% da matriz. ”

 

Mato Grosso do Sul ocupa a quarta posição per capita no ranking nacional de quantidade de sistema instalados, ficando atrás de Santa Catariana, e Minas Gerais. Para o diretor-presidente da Solar Energy do Brasil, com a instalação correta e manutenção é possível gerar energia por 25 anos com o mesmo equipamento. ” Levando em conta que um financiamento tem data para acabar, já a conta de luz não. Vale muito a pena gerar sua própria energia, relata. ”

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Idosa quebra fone e revolta crianças no ônibus em Campo Grande: ‘Não sou filho da p***’

Caminhonete com placas falsas é apreendida com 1 tonelada de maconha na BR-163

VÍDEO: Equipe da Band é atacada durante cobertura de protesto em Paraisópolis

Foragido, médico é preso por tráfico de drogas e ameaça policiais no interior de MS

Notícias mais lidas agora

Fazendeiro de MS alega legítima defesa ao matar vizinho e é liberado 2h após depoimento

Prefeitura pede na Justiça prazo maior para analisar perícia do Consórcio Guaicurus

Prefeita Adriane Lopes

Asfalto para bairros com cascalhamento será prioridade de Adriane em 2025

MS tem 151 mil pessoas morando em áreas de conservação ambiental dentro das cidades

Últimas Notícias

Transparência

TCE-MS manda Agesul suspender licitação de R$ 40 milhões por falhas em projeto

Decisão sobre cascalhamento da MS-454 cita 'risco iminente de prejuízo ao erário'

MidiaMAIS

3ª Roda Nacional de Violeiros promete muita música e famosa costela de chão em Campo Grande

Evento celebra o Dia Nacional da Viola e da Música Caipira

Política

Mais um caso: vereador prometeu ‘lapada’ em secretário em Nova Alvorada do Sul

Casos foram parar na delegacia de polícia

Mundo

Trinta e um operários são resgatados a 137 metros de profundidade após desabamento de túnel nos EUA

Trabalhadores chegaram a escalar mais de 3 metros de terra solta