Enem 2018: O que e como estudar para a temida prova de exatas e biológicas
A poucos dias da prova de exatas e biológicas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) não há muito tempo para estudar o conteúdo. Para professores da área, a melhor estratégia é revisar o conteúdo aprendido ao longo do ano e resolver questões de exames anteriores. As 90 questões da prova deste domingo (11) assustam […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A poucos dias da prova de exatas e biológicas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) não há muito tempo para estudar o conteúdo. Para professores da área, a melhor estratégia é revisar o conteúdo aprendido ao longo do ano e resolver questões de exames anteriores.
As 90 questões da prova deste domingo (11) assustam os estudantes, já que as áreas de exatas e biológicas são consideradas as mais difíceis pela maioria. Os docentes acreditam que o exame não deve fugir do padrão de anos anteriores e, para se dar bem, os estudantes devem resolver questões para praticar. O professor de Matemática e coordenador do cursinho Dom Bosco, Fernando Paim, explica dá para revisar, mas não é hora de ‘salvar a pátria’.
“A pessoa já tem uma caminhada de estudos desde o início do ano, agora é revisar tudo que já aprendeu. Agora, achar que uma semana de estudo dá para aprender… pode até acontecer, mas é muito difícil”, comenta. Para o professor, a melhor estratégia é rever as provas anteriores do Enem e também do Enem PPL (Pessoas Privadas de Liberdade), que é aplicado em presídios e tem o mesmo conteúdo.
Já o professor de Biologia do colégio Elite Mace, Anderson Cação, acredita que é interessante que o aluno faça uma revisão com o uso de tabelas comparativas, para uma visão geral sobre o conteúdo. Ele acredita que a principal dificuldade dos adolescentes com a prova é a falta de atenção.
“Nesta reta final, o foco é a interpretação. Se ele dá uma lida por cima, marca algo que não é o foco da questão, falta prestar atenção no que a pergunta está pedindo. Além disso, os dois últimos dias para relaxar, se você acaba não descansando e não tem bom aproveitamento. Tem que dormir bem, fazer uma alimentação leve, evitar algo que possa causar estresse”, recomenda.
O que ‘cai’ na prova?
O professor de matemática do Dom Bosco dá dicas sobre quais assuntos têm mais probabilidade de serem abordados no Enem do domingo (11). “O que é tradicional de matemática, é razão e proporção, porcentagem, estatística, cálculo de volume, cálculo de área e gráficos. Estes assuntos são 80%, o resto é perfumaria”, sugere.
A professora de Biologia dos colégios Elite Mace e Dom Bosco, Daiane Lucietto, explica que os assuntos mais cobrados na área são sobre ecologia, fisiologia do corpo humano, citologia e evolução. Para ela, a expectativa é que a prova mantenha o padrão estabelecido desde 2009. “E também o aluno deve se atentar para análise de gráficos e tabelas”.
Para o professor Anderson, questões sobre doenças são a principal aposta na prova de Biologia. Ele explica que questões sobre doenças virais, bacterianas e causadas por vermes costumam cair. O docente também sugere atenção no conteúdo sobre o saneamento básico para a prevenção de doenças e nas atualidades. “Busque informação sobre a imunização, sobre por que as pessoas têm deixado de se vacinar, que é porque se influenciam por fake news”, diz. Além disso, questões sobre ecologia, como problemas ambientais e controle biológico também devem ser abordadas no Enem.
O professor Antônio Pereira, do Cursinho Pró-Enem UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), também recomenda que alunos revisem provas anteriores. Ele dá a dica sobre Eletroquímica, que foi importante no exame do ano passado e deve ser tema de questões neste ano. Para física, o portal Guia do Estudante orienta aos estudantes que estudem questões relacionadas a mecânica, energia e eletricidade. Para Química, a dica é se esforçar na revisão dos assuntos de estequiometria,
termoquímica, neutralidade e oxidação.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Semana começa com 3556 vagas de emprego em Mato Grosso do Sul
São 956 vagas para a capital que abrangem diversas áreas e níveis de escolaridade
Com feira de adoção e desfile de pets, ação em shopping de Campo Grande reforça combate ao abandono animal
Evento foi realizado no shopping Bosque dos Ipês, na tarde deste sábado (14)
Grupo especializado em roubo de camionetes é ligado a facção e usava codificador de chaves
Investigações mostram que ordens de furtos vinham de presídio de Mato Grosso
Lula segue internado e fará exames de sangue, diz boletim médico
Alta está prevista para a próxima semana
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.