Em estado grave, idoso internado em UPA espera há 5 dias por vaga

Secretaria disse que aguarda liberação de vaga

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Secretaria disse que aguarda liberação de vaga

Um idoso de 74 anos está internado na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Coronel Antonino há cinco dias, aguardando o encaminhamento para um hospital. De acordo com a neta, o estado do homem é crítico e existe risco de morte caso a transferência não seja feita em breve. A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) informou que aguarda a liberação de uma vaga.

Conforme a neta de 27 anos, que preferiu não se identificar, o idoso teve um AVC (Acidente Vascular Cerebral) em agosto do ano passado, sendo internado e passando por procedimentos como traqueostomia e para colocação de sonda. Ele foi liberado em outubro, mas, atualmente, apresenta um quadro de infecção no intestino, pulmão e vias urinárias. “Ele está respirando com ajuda de aparelhos”, contou a neta.

Segundo a familiar, o idoso foi levado para a UPA por meio do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), por estar acamado, há cinco dias. Desde então, mesmo com laudo dos médicos da unidade requisitando a transferência para um hospital a médio prazo pela gravidade do paciente, o idoso segue internado na unidade. “Se não tiver a transferência, tem risco de óbito”, explicou.Em estado grave, idoso internado em UPA espera há 5 dias por vaga

A neta ressaltou ainda que a família procurou a Defensoria Pública para encaminhar um pedido de vaga em um dos hospitais, mas que ainda não foi feito pelo fato do órgão não ter expediente nesta sexta-feira (16). “Por isso nossa preocupação, pela demora”, ressaltou a neta.

A secretaria do município informou que já fez a solicitação de vaga nos hospitais e que “assim que houver disponibilidade de leitos ele será encaminhado”. A Sesau explicou ainda que paciente está em observação e recebendo a assistência necessária na UPA. 

WhatsApp: fale com os jornalistas do Midiamax

O leitor enviou as imagens ao WhatsApp do Jornal Midiamax no número (67) 99207-4330. O canal de comunicação serve para os leitores falarem com os jornalistas. Flagrantes inusitados, denúncias, reclamações e sugestões podem ser enviados com total sigilo garantido pela lei.

Conteúdos relacionados