Estado já registrou 2187,6 mm nos primeiros dias de 2018

As chuvas registradas em Mato Grosso do Sul vêm superando as expectativas para o mês de janeiro. De acordo com o último levantamento feito pelo CEMTEC/MS (Centro de Monitoramento de Tempo, do Clima e dos Recursos Hídricos de Mato Grosso do Sul), já caíram pelo estado 2187,6 mm de chuva, quase metade do que foi registrado no mesmo período do ano passado. As temperaturas médias registradas nos municípios giram em torno de 26,5°C.

Em Campo Grande, até a última terça-feira (9), já choveu mais de 68 mm, quase 30% do esperado para todo o mês de janeiro. Só ontem, foram registrados 1,4 mm de chuva na Capital.

O dia mais chuvoso, conforme o levantamento, foi o segundo do ano, onde foram registrados 16,2 mm de chuva. Conforme o CEMTEC, em apenas 1 dia não houve ocorrência de chuva na Capital.

De acordo com o INMET (Instituto Nacional de Meterorologia), até sábado, as temperaturas na Capital não devem ficar abaixo de 21°C, nem acima dos 30°C. A previsão é de céu parcialmente nublado, com possibilidade de pancadas de chuvas e trovoadas isoladas.

Interior

Em Dourados, distante 225 quilômetros da Capital, o CEMTEC já registrou, até o momento, 200 mm de chuva, 38,4% do esperado para todo o mês de janeiro.

Assim como na Capital, o segundo dia do ano foi o mais chuvoso no município, onde foram registrados 118 mm de chuva.

Somente na tarde de ontem (9), caíram sobre o município 43 mm de chuva. De acordo com o CEMTEC, em apenas 3 dias do ano não houve ocorrência de chuva no município. Conforme o INMET, até o fim de semana, as temperaturas não devem ser inferiores a 20°C, nem vão ultrapassar os 32°C

Já em Três Lagoas, região do Bolsão, foram registrados 114,2 mm de chuva a tarde desta terça-feira (9). Os números representam mais da metade do que foi registrado no mesmo período do ano passado.

A última segunda-feira (8) foi o dia mais chuvoso do ano até agora. Neste dia, foram registrados 35,8 mm de chuva. Ontem, o CEMTEC registrou 6,8 mm de chuva. A Previsão do INMET até o próximo sábado é de máximas de 31°C e mínimas de 22°C.

No município de Coxim, região norte do estado, já choveu 35,5% do esperado para todo o mês de janeiro. Até o final de semana, as temperaturas não ficam abaixo dos 20°C, nem acima dos 30°C.

Situação de emergência

Na semana passada, 8 municípios do estado declararam situação de emergência, em decorrência das fortes chuvas que caem sobre o estado, desde o início do mês de dezembro.

Nos municípios de Coronel Sapucaia, Deodápolis, Batayporã, Novo Horizonte do Sul, Itaquiraí, Japorã, Eldorado, Rio Verde de Mato Grosso, Miranda, Bataguassu, Porto Murtinho, Sete Quedas e Tacuru, ao menos 11 mil pessoas foram afetadas de algum modo pelo volume das chuvas das últimas semanas.

Equipes da defesa Civil vistoriaram, na segunda-feira, os municípios de Coronel Sapucaia, Tacuru, Eldorado, Novo Horizonte do Sul, Itaquiraí, Sete Quedas, Japorã e Iguatemi, para avaliar os estragos causados pela chuva.