Por: Mariane Chianezi e Maisse Cunha

Aproveitando o pouco movimento do pré-feriado, eleitores procuraram o TRE (Tribunal Regional Eleitoral) para ficar em dirá com a na tarde desta segunda-feira (30), no Parque dos Poderes, em .

A assessoria de comunicação do TRE informou ao Jornal Midiamax que conforme as últimas atualizações do órgão, foi levantado que mais de 80 mil títulos eleitorais em Mato Grosso do Sul foram cancelados.

Uma mulher de 40 anos, funcionária pública, disse que só teve tempo de realizar regularização agora. Segundo ela, na época dos mutirões para que eleitores realizassem o cadastro biométrico aconteceu, ela não tinha condições de ir no meio da semana e achava muito lotado as seções nos fins de semana. Somente agora conseguiu manter-se em dia com a Justiça Eleitoral. “Minha dúvida agora é em quem vou voltar”, disse.

Para uma jovem de 25 anos, ocorreu a mesma situação. Falta de tempo era a principal causa para ela não conseguir ir até os mutirões que ocorreram no último mês. No entanto, a eleitora afirmou que achou melhor ter “deixado para depois”, pois movimentação no TRE está muito mais tranquila.

O vendedor de picolé, de 50 anos, disse que alavancou as vendas na época de mutirões, mas afirmou a reportagem que apesar do movimento no Tribunal Regional Eleitoral estar devagar, ele não vai parar de comercializar os sorvetes por ali. Para ele, ponto se tornou fixo.

O TRE reforça que os eleitores que precisam se regularizar têm até o próximo dia 9 de maio para procurar atendimento no Parque dos Poderes.  Na terça-feira (01), feriado do Dia do Trabalho, não haverá atendimento em nenhum local.

A Central de Atendimento ao Eleitor fica na rua Delegado José Alfredo Hardman, 180 (antiga Rua do Diário), no Parque dos Poderes.

Regularização

Até o momento, 5.547 eleitores buscaram a regularização com a Justiça Eleitoral após terem o título de eleitor cancelado. O prazo vai até dia 09 de maio, data em que encerra o Cadastro Nacional de Eleitores.

Além disso, 09 de maio também é o prazo para alistamento eleitoral (primeiro título), transferências e solicitações de seções especiais para deficientes visuais ou pessoas com dificuldades de locomoção.

Para ser atendido, basta levar original e cópia de um documento oficial de identificação com foto, além de original de um comprovante de residência atualizado. Homens entre 18 e 45 anos, que irão tirar o título pela primeira vez, devem levar cópia e original do comprovante de quitação militar.