Eleitor que não votou no 2º turno tem até o dia 27 de dezembro para justificar ausência
Quem não votou no 2° turno das eleições de outubro tem até quinta-feira (27) para justificar a ausência e regularizar a situação eleitoral. A justificativa pode ser feita pela internet ou mediante formulário entregue à Justiça Eleitoral. O não comparecimento injustificado pode render multa. A justificativa deve ser feita em até 60 dias, contados a […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Quem não votou no 2° turno das eleições de outubro tem até quinta-feira (27) para justificar a ausência e regularizar a situação eleitoral. A justificativa pode ser feita pela internet ou mediante formulário entregue à Justiça Eleitoral. O não comparecimento injustificado pode render multa.
A justificativa deve ser feita em até 60 dias, contados a partir da data da votação, e cada turno é entendido como uma votação individual. Eleitor que deixar de votar em três turnos consecutivos e não regularizar sua situação terá o título cancelado.
Vale lembrar que, junto ao formulário de justificativa, disponível em qualquer cartório eleitor e também pela internet, o eleitor também deverá apresentar documentos que comprovem o motivo da falta. Neste caso, um requerimento deve ser preenchi e avaliado pelo juiz eleitoral.
Justificativa online
A Justificativa online deve ser feita por meio do Sistema Justifica, também anexando documentos que comprovem razão da falta. Encerrado o prazo, ou também se a justificativa não for aceita, o eleitor deve pagar multa de R$3,51 por turno.
A justificativa também pode ser apresentada por terceiros sem necessidade de procuração ou autorização judicial. Entretanto, no dia da votação, somente o eleitor pode justificar a ausência.
O que acontece se você tiver o título cancelado?
Além de não comparecer às urnas, o cidadão fica impossibilitado de tirar ou renovar o passaporte, não pode tomar posse de cargos públicos mesmo que tenha aprovação em concurso, tem o salário suspenso em emprego público, não pode participar de processos licitatórios, não pode se matricular em instituição pública, não pode pegar empréstimo em bancos públicos, como Caixa Econômica e Banco do Brasil.
Receber auxílios do governo, como o Bolsa Família, por exemplo, também fica vedado para quem estiver sem título de eleitor. Nas capitais de todo o Brasil a biometria é obrigatória, nos municípios interioranos é facultativo, ou seja, se cadastra quem quer. Na maioria das cidades o prazo já acabou. Em Mato Grosso do Sul vai até o dia 18 de março.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Semana começa com 3556 vagas de emprego em Mato Grosso do Sul
São 956 vagas para a capital que abrangem diversas áreas e níveis de escolaridade
Com feira de adoção e desfile de pets, ação em shopping de Campo Grande reforça combate ao abandono animal
Evento foi realizado no shopping Bosque dos Ipês, na tarde deste sábado (14)
Grupo especializado em roubo de camionetes é ligado a facção e usava codificador de chaves
Investigações mostram que ordens de furtos vinham de presídio de Mato Grosso
Lula segue internado e fará exames de sangue, diz boletim médico
Alta está prevista para a próxima semana
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.