Por O trânsito de Dourados poderá ter em breve faixa de retenção exclusiva para motos, caso a Prefeitura atenda solicitação encaminhada pelo vereador Romualdo Ramim (PDT) em sessão realizada nesta terça-feira (04) na Câmara.

A faixa de retenção consiste em delimitar uma área nos semáforos, após a faixa de pedestres, exclusiva para motos, nas principais ruas e avenidas de Dourados.

A faixa horizontal, podendo ter de 2,5 a 5 metros, dá prioridade aos motociclistas e aos ciclistas na abertura do sinal, possibilitando que eles possam partir antes dos outros veículos quando o semáforo abrir.

O modelo de faixa é adotado em Campo Grande, onde foram criadas faixas exclusivas para motos ainda em 2015, implantadas inicialmente na avenida Ernesto Geisel e agora também na Mato Grosso.

No Brasil, diversos municípios de Minas Gerais e São Paulo já adotaram a faixa, que foi utilizada pela primeira vez na Espanha, em 2008, em Barcelona e Madri. “Em agosto do ano passado já havíamos feito esta solicitação à Agetran [Agência Municipal de Transportes e Trânsito] e agora reiteramos este pedido, considerando os excelentes resultados que estas faixas estão trazendo na Capital. A cada ano a frota de veículos aumenta significativamente em Dourados e precisamos organizar cada vez o nosso trânsito para evitar acidentes”, explicou Ramim.

A solicitação foi baseada em resolução do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), que permite a implantação dessa sinalização em caráter experimental.