Após morte de cachorros e pedido de promotor, Ibama autoriza a retirada de jacarés de lagoa

O Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) autorizou a Prefeitura de Três Lagoas, a 338 km de Campo Grande, a retirar todos os jacarés e fazer o manejo das capivaras da Lagoa Maior. O local onde a lagoa fica localizada é utilizado para a prática de esportes e lazer dos […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) autorizou a Prefeitura de Três Lagoas, a 338 km de Campo Grande, a retirar todos os jacarés e fazer o manejo das capivaras da Lagoa Maior. O local onde a lagoa fica localizada é utilizado para a prática de esportes e lazer dos moradores e, em junho, um promotor protocolou ação civil pública para a retirada dos animais.

De acordo com o jornal JP News, os jacarés serão levados para uma reserva ambiental da Cesp (Companhia Energética de São Paulo) em Brasilândia. Atualmente, de acordo com o levantamento da Secretaria de Meio Ambiente, existem três jacarés adultos com mais de dois metros de comprimento e nove de porte médio na lagoa. Um parecer do Ibama autoriza a retirada de todos os répteis porque, para o órgão, a lagoa não é o habitat natural.

Segundo a analista ambiental do Ibama, Anna Cristina Mendo, os jacarés representam uma ameaça para os frequentadores da lagoa e que o local não é apropriado para os animais. “Para se defender, os jacarés podem atacar. Os animais precisam estar em locais apropriados, seguros e sem o estresse da presença humana”, destacou.

O levantamento da secretaria também aponta a existência de 180 capivaras, atualmente, na lagoa. Os animais, assim como os jacarés, devem ser levados para um local apropriado, ainda não foi revelado. “Existe uma análise técnica e científica para uma decisão assim ser tomada. Retirada e manejo dos animais será um benefício para a população, mas principalmente aos animais, que são incomodados pelas pessoas”, comentou a analista.

Morte de cachorros

A polêmica com os jacarés não é novidade. No ano passado, um cachorro foi morto pelos répteis ao se aproximar da lagoa. Em maio deste ano, um cachorro pinscher foi morto em frente a dezenas de pessoas que aproveitavam o feriado de Corpus Christi no local.

Conteúdos relacionados