Defensor da educação, Humberto Mandetta marcou a vida de alunos, amigos e familiares
Literato, culto, amante da música brasileira e apaixonado pela educação. Assim é descrito o professor Humberto Antônio Mandetta, que faleceu aos 76 anos nesta semana em Campo Grande. Nas redes sociais, ex-alunos, ex-funcionários, amigos e familiares reforçam a importância do advogado que, de tão devoto ao caráter humanista da educação, decidiu abrir na Capital um […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Literato, culto, amante da música brasileira e apaixonado pela educação. Assim é descrito o professor Humberto Antônio Mandetta, que faleceu aos 76 anos nesta semana em Campo Grande. Nas redes sociais, ex-alunos, ex-funcionários, amigos e familiares reforçam a importância do advogado que, de tão devoto ao caráter humanista da educação, decidiu abrir na Capital um curso preparatório para concursos que transformou vidas.
Humberto Mandetta deixa quatro filhos e vários netos, além de centenas de amizades construídas ao longo de 76 anos de vida. Por onde passou, defendeu o caráter transformador da educação e marcou vidas por sua devoção à língua portuguesa. Até o fim da vida, abraçou o ofício de professor e foi uma referência como tal.
A emoção à flor da pele devido à notícia repentina da partida do pai impediu que filhos conversassem com a reportagem. Mas, outros amigos e familiares destacaram o outro lado do professor: Mandetta era apaixonado por MPB, fã de Chico Buarque, literato de primeira e apaixonado pelas letras. Pai, avô e amigo muito amado.
“Ele era apaixonado pela educação e amava a literatura. Durante as aulas, ele fazia declamações, amava poesia e tinha um enorme prazer e vocação pelo ensino. Mesmo após se desligar do curso, continuou lecionando e levando as belezas da língua aos alunos”, comenta a professora Milda de Paula Muniz, amiga e ex-esposa, com quem fundou, em 2005, o Mandetta Cursos e Concurso – uma das escolas preparatórias mais conhecidas e tradicionais da cidade.
Da advocacia à sala de aula
Nascido em Campo Grande, o professor era formado em direito, ofício que exerceu brilhantemente por muitos anos em São Paulo, até formar-se em Letras. De volta a Campo Grande, iniciou a nova carreira que lhe alçou ao posto de docente, a partir do qual tornou-se célebre na cidade.
“Ele ajudou muita gente que não tinha como pagar estudos. Era humilde e dedicado, muito generoso. Muitos estudantes tiveram a vida transformadas após ele conceder bolsas, porque ele vibrava com as pessoas que também queriam estudar”, conta o sobrinho Luciano de Barros Mandetta, funcionário público. “Minha aprovação em concurso foi após ter sido aluno dele”, revela.
O pai de Luciano, o economista Onofre Mandetta, de 74 anos, descreve Humberto como o “primo-irmão”. “Crescemos juntos, éramos muito amigos. Ele era mais que primo, era irmão, amigo, companheiro. O Humberto era uma pessoa muito carinhosa, educada. Ele amava poesia. Nas aulas, ele gostava de declamar poemas, lembro dele recitar ‘Navio Negreiro’ [poema de Castro Alves] inteiro para os alunos. Uma pessoa que vai deixar, certamente, muitas lembranças”, diz.
O sepultamento de Humberto Antônio Mandetta será realizado às 14h, no cemitério Parque das Primaveras.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Taxas avançam com mensagem dura do Copom e pessimismo fiscal
Em meio ainda à maior cautela no ambiente externo
Câmara aprova fim da cobrança de roaming entre países do Mercosul
O texto segue para análise do Senado
Rompimento de fibra ótica deixa serviços de prefeitura em MS fora do ar
Prefeitura de Corumbá ficou com serviços fora do ar nesta quinta
Natal: instituto identifica itens da ceia com peso abaixo do anunciado
A Operação Pente Fino Natal fez a verificação entre 25 de novembro e 6 de dezembro
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.