Coxim emite decreto e número de cidades em emergência sobe para 19
Maior parte dos decretos foram feitos após chuvas intensas
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Maior parte dos decretos foram feitos após chuvas intensas
Devido aos danos provocados pelas chuvas nas áreas urbana e rural, Coxim, cidade a 253 quilômetros da Capital, decretou situação de emergência. Com a decretação, Mato Grosso do Sul conta com 19 municípios em situação de emergência em decorrência das chuvas.
Segundo a Cedec-MS (Coordenadoria Estadual de Defesa Civil), a publicação foi feita pelo município no dia 9 de janeiro, mas comunicou somente nesta segunda-feira (22) a situação, quando passou a constar oficialmente no S2ID (Sistema Integrado de Informações Sobre Desastres).
De acordo com a Cedec, a maioria dos decretos foram feitos devido às chuvas intensas, mas há ainda registros em decorrência de vendaval, enxurradas e alagamentos. Várias das ocorrências são relacionadas ao início do período de chuvas, ainda em 2017.
Nesta semana, sete municípios devem receber as visitas técnicas de equipes da Defesa Civil que farão a avaliação dos danos causados pelas chuvas. As cidades são: Mundo Novo, Antônio João, Caracol, Santa Rita do Pardo, Bela Vista, Corguinho e Brasilândia.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil Estadual, o coronel Isaías Ferreira Bittencourt, as visitas técnicas servirão para a avaliação dos estragos e também para identificar se eles estão dentro dos pré-requisitos descritos em normativa nacional, como tendo sido efetivamente provocados por desastres naturais.
Além de Coxim, a situação de emergência foi oficializada em Coronel Sapucaia, Deodápolis, Batayporã, Novo Horizonte do Sul, Itaquiraí, Japorã, Eldorado, Miranda, Rio Verde de Mato Grosso, Bataguassu, Porto Murtinho, Sete Quedas, Tacuru, Iguatemi, Mundo Novo, Amambai, Bela Vista, Antônio João e Coxim.
Reconstrução
O coordenador da Defesa Civil Estadual se reuniu, na manhã desta segunda-feira (22), com uma equipe da Prefeitura de Amambai para tratar da situação da cidade. Assim como Porto Murtinho, o município terá a situação de emergência homologada via parecer no S2ID, com o objetivo de buscar recursos federais para a reconstrução dos locais afetados.
Em outros sete municípios, o Estado publicou decreto estadual de emergência validando o decreto do município, para formalizar o envio de recursos e suporte da Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos) para recuperação estradas, pontes e acessos. São eles: Coronel Sapucaia, Tacuru, Eldorado, Novo Horizonte do Sul, Itaquiraí, Sete Quedas e Iguatemi.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Dólar fecha abaixo de R$ 6,00 com notícia de novo procedimento de Lula
Desde a sessão de ontem, após a internação de Lula no hospital Sírio-Libanês
Pronto para explorar a Europa? Comece por essas 6 cidades incríveis
Viajar pela Europa é um sonho para muitos e uma experiência que encanta a todos. Com sua riqueza cultural, diversidade de paisagens e história fascinante, o continente oferece destinos para todos os gostos. Seja você um amante da arquitetura, da gastronomia, das artes ou da natureza, há sempre algo novo para descobrir. Mas, por onde…
Foragido por matar mulher há 22 anos no Nova Lima é preso em Campo Grande
Maria Cristina Flores Recalde foi assassinada com tiro na nuca em julho de 2002
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.