Cordões e blocos de carnaval repudiaram a sugestão do MPE (Ministério Público Estadual) para o fim do Carnaval na Esplanada Ferroviária, a partir de 2019.

A orientação acontece após moradores, comerciantes e membros da Associação da Feira Central e Turística de , protocolarem abaixo-assinado para o fim do Carnaval. Moradores e comerciantes reclamam de transtornos causados na região, por causa do grande número de pessoas que passaram a frequentar as festividades no local.

Os cordões e os blocos refutam a alegação de que a realização do Carnaval na Esplanada, não é mais viável.

Leia a nota:

É com indignação que nós, representantes dos cordões e blocos independentes que fazem o carnaval de rua de Campo Grande, recebemos a sugestão feita pelo Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPE-MS), ao Poder Público, de proibir os desfiles dos grupos carnavalescos, e a festa do Enterro dos Ossos na região tombada da Esplanada Ferroviária, já a partir de 2019

A reunião do MPE com representantes da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur), da Fundação de Cultura do Estado, e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em que se deu a sugestão descabida, foi realizada na sexta-feira, 14 e, para qual, nenhum grupo carnavalesco independente foi convidado a participar.

Refutamos a alegação de que a promoção de grandes eventos, como o carnaval, na região da Esplanada, não é mais viável, devido ao grande fluxo de pessoas que comparecem, cujo espaço já não comporta mais.

Entendemos que essa posição do MPE é equivocada, por desconhecer o movimento cultural, folclórico legítimo, que é o carnaval. Carnaval, uma festa eminentemente popular, que contribui fortemente para o aquecimento da economia de Campo Grande, por meio do aumento do turismo no período, e que gera trabalho e renda para muitas pessoas. 

Queremos lembrar o MPE, que em outras regiões do país, como Salvador (BA), por exemplo, e também aqui no Estado, em Corumbá, o carnaval de rua é realizado em áreas tombadas pelo patrimônio histórico. Que a utilização da Esplanada Ferroviária pelos cordões e blocos carnavalescos independentes de Campo Grande, contou sempre com a autorização do Iphan.

No sentido de sempre realizar um carnaval de rua de qualidade e seguro para os foliões, é que todos os blocos e cordões independentes cumprem rigorosamente o decreto pelo município, que estabelece as regras e normas para as apresentações, conseguindo as autorizações. Também dialogamos com todas as partes envolvidas: Poder Público, PM, Guarda Municipal e Bombeiros, para que tudo saia a contento. 

Campo Grande precisa aprender a lidar com pessoas ocupando os espaços públicos, e não simplesmente proibir esse direito.

Essa sugestão do MPE, de proibir o uso da Esplanada Ferroviária pelo carnaval de rua, se cumprida pelo Poder Público, será um retrocesso.

Por tudo isso, é que nós, integrantes dos cordões e blocos independentes, queremos ser ouvidos também. Assim se faz em democracia.

 

Cordões e blocos independentes do carnaval de rua de Campo Grande