Contribuintes lotam Central do IPTU em 1° dia para reclamações e revisão
Até dia 10, IPTU tem desconto à vista
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Até dia 10, IPTU tem desconto à vista
A Central de Atendimento da Prefeitura de Campo Grande ficou lotada na manhã desta terça-feira (2), primeiro dia para as reclamações sobre o valor do IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano). Rapidamente, todos os lugares disponíveis foram ocupados pelos contribuintes e várias pessoas tiveram que ficar em pé ou sentadas no chão para aguardar o atendimento.
A aposentada Lurdes Felizante da Silva estava há mais de duas horas esperando por atendimento. “Eu vim no ano passado e pedi isenção para a minha casinha. O rapaz disse que estava tudo certo e que não precisaria pagar, mas agora veio de novo. Trouxe todos os documentos e não sei que horas vou sair”, conta. A aposentada procurou a Central no primeiro dia, para conseguir pagar, até o dia 10, caso não tenha direito à isenção. A residência dela fica no Conjunto Residencial Celina Jallad.
Houve muita reclamação por conta da infraestrutura do local entre os contribuintes. A espera para o atendimento ultrapassou 4 horas e o fato de nem todos os terminais de atendimento estarem ocupados por servidores gerou críticas. “Tem gente de braço cruzado. Estamos aqui sem almoçar e fica essa bagunça. Falaram que virariam mais atendentes, mas não apareceram até agora”, diz um contribuinte que preferiu não se identificar.
Entre os contribuintes, a taxa Emolumentos causou polêmica. O valor de quase R$ 30, cobrado no IPTU deixou muitos descontentes, sem ter a menor ideia do que se trata. Os emolumentos taxas são remuneratórias de serviços públicos, tanto notarial, quanto de registro, configurando uma obrigação pecuniária a ser paga pelo próprio requerente.
O casal Marcos da Silva Flores e Jackline Pantaleão, chegaram por volta das 8h30 e até às 12h30, esperando, aguardando mais dez pessoas na frente. Eles foram reclamar a súbita mudança na metragem da casa, além da cobrança do ISS da Construção Civil.
A instrumentista cirúrgica Fernanda Mendes foi negociar o IPTU atrasado de um apartamento recém adquirido, mas antes, perdeu tempo indo à Central da Rua Cândido Mariano. “Está aqui informando que poderia ir lá, mas os funcionários me mandaram vir aqui”, diz.
A Prefeitura da Capital informou que para otimizar os serviços, está designando servidores de outras secretarias e desta forma suprir os atendimentos da Central de Atendimento ao Cidadão durante o período de recesso oficial, que termina nesta sexta-feira (5). A medida, que já foi feita anteriormente no período do Refis, tem como objetivo dar agilidade e conforto aos cidadãos.
IPTU 2018
A Prefeitura já entregou os carnês do IPTU e disponibilizou também na internet para oferecer mais comodidade para o contribuinte que está fora da Capital imprimir as guias.
Quem pagar o IPTU 2018 a vista até o dia 10 de janeiro, quando vence a primeira antecipação, terá desconto de 20% sobre o imposto. Até a segunda antecipação, no dia 9 de fevereiro, o desconto será de 10%.
Aqueles que optarem pelo pagamento parcelado, irão ter desconto de 5%, com primeiro vencimento em 12 de março, caso paguem o imposto antes da data de vencimento de cada mês.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Semana começa com 3556 vagas de emprego em Mato Grosso do Sul
São 956 vagas para a capital que abrangem diversas áreas e níveis de escolaridade
Com feira de adoção e desfile de pets, ação em shopping de Campo Grande reforça combate ao abandono animal
Evento foi realizado no shopping Bosque dos Ipês, na tarde deste sábado (14)
Grupo especializado em roubo de camionetes é ligado a facção e usava codificador de chaves
Investigações mostram que ordens de furtos vinham de presídio de Mato Grosso
Lula segue internado e fará exames de sangue, diz boletim médico
Alta está prevista para a próxima semana
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.