Contribuintes lotam Central do IPTU em 1° dia para reclamações e revisão

Até dia 10, IPTU tem desconto à vista

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Até dia 10, IPTU tem desconto à vista

A Central de Atendimento da Prefeitura de Campo Grande ficou lotada na manhã desta terça-feira (2), primeiro dia para as reclamações sobre o valor do IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano). Rapidamente, todos os lugares disponíveis foram ocupados pelos contribuintes e várias pessoas tiveram que ficar em pé ou sentadas no chão para aguardar o atendimento.

A aposentada Lurdes Felizante da Silva estava há mais de duas horas esperando por atendimento. “Eu vim no ano passado e pedi isenção para a minha casinha. O rapaz disse que estava tudo certo e que não precisaria pagar, mas agora veio de novo. Trouxe todos os documentos e não sei que horas vou sair”, conta. A aposentada procurou a Central no primeiro dia, para conseguir pagar, até o dia 10, caso não tenha direito à isenção. A residência dela fica no Conjunto Residencial Celina Jallad.

Houve muita reclamação por conta da infraestrutura do local entre os contribuintes. A espera para o atendimento ultrapassou 4 horas e o fato de nem todos os terminais de atendimento estarem ocupados por servidores gerou críticas. “Tem gente de braço cruzado. Estamos aqui sem almoçar e fica essa bagunça. Falaram que virariam mais atendentes, mas não apareceram até agora”, diz um contribuinte que preferiu não se identificar.

Entre os contribuintes, a taxa Emolumentos causou polêmica. O valor de quase R$ 30, cobrado no IPTU deixou muitos descontentes, sem ter a menor ideia do que se trata. Os emolumentos taxas são remuneratórias de serviços públicos, tanto notarial, quanto de registro, configurando uma obrigação pecuniária a ser paga pelo próprio requerente.

O casal Marcos da Silva Flores e Jackline Pantaleão, chegaram por volta das 8h30 e até às 12h30, esperando, aguardando mais dez pessoas na frente. Eles foram reclamar a súbita mudança na metragem da casa, além da cobrança do ISS da Construção Civil.

Contribuintes lotam Central do IPTU em 1° dia para reclamações e revisão

A instrumentista cirúrgica Fernanda Mendes foi negociar o IPTU atrasado de um apartamento recém adquirido, mas antes, perdeu tempo indo à Central da Rua Cândido Mariano. “Está aqui informando que poderia ir lá, mas os funcionários me mandaram vir aqui”, diz.  

A Prefeitura da Capital informou que para otimizar os serviços, está designando servidores de outras secretarias e desta forma suprir os atendimentos da Central de Atendimento ao Cidadão durante o período de recesso oficial, que termina nesta sexta-feira (5). A medida, que já foi feita anteriormente no período do Refis, tem como objetivo dar agilidade e conforto aos cidadãos.

IPTU 2018

A Prefeitura já entregou os carnês do IPTU e disponibilizou também na internet para oferecer mais comodidade para o contribuinte que está fora da Capital imprimir as guias.

Quem pagar o IPTU 2018 a vista até o dia 10 de janeiro, quando vence a primeira antecipação, terá desconto de 20% sobre o imposto. Até a segunda antecipação, no dia 9 de fevereiro, o desconto será de 10%.

Aqueles que optarem pelo pagamento parcelado, irão ter desconto de 5%, com primeiro vencimento em 12 de março, caso paguem o imposto antes da data de vencimento de cada mês.

Conteúdos relacionados