Com o (Exame Nacional do Ensino Médio) cada vez mais próximo, há quem acredite que não há mais tempo para estudar. Entretanto, a melhor estratégia é revisar e reforçar o conteúdo aprendido ao longo do ano, e intensivos podem ajudar os alunos ansiosos pela prova.

Entre a quarta (31) e quinta-feira (1), colégios e universidade de oferecem aulões de preparação para o exame com até 6 horas de duração. A universidade Anhanguera, o Colégio Dom Bosco e a Prefeitura Municipal de Campo Grande dão reforço aos estudantes. Confira:

Anhanguera, 1 kg de alimento: Quarta (31) e quinta-feira (1)

Na reta final do Enem, a universidade Anhanguera oferece um intensivo com conteúdo de redação e matemáticas, duas matérias temidas pelos estudantes. Os alunos receberão dicas de possíveis temas de redação, tipos de texto, conceito e estrutura de texto dissertativo, formas de construir uma tese, estratégias de proposta de intervenção e competências necessárias para produzir um texto nota mil. As orientações serão repassadas pelas professoras Jane Mari Paim, graduada em Letras, Jornalismo e Direito, e mestre em Educação; e Lorhaine Felipe do Amaral, graduada em Letras e especialista em Linguística.

Na disciplina de matemática, o professor de cursinho pré-vestibular Henrique Zakimi planeja relembrar temas como: geometria espacial, probabilidade e dicas de funções (de primeiro e segundo grau, exponencial e logaritmo). Já o mestre em Educação matemática e professor da Anhanguera, Edivagner Souza dos Santos, conduz o ‘aulão' sobre geometria plana, progressão e matemática financeira.

São cerca de 300 vagas disponíveis para a revisão. As aulas acontecem na quarta-feira (31) e quinta-feira (1), das 18h30 às 21h na unidade da avenida Gury Marques, 3203, bairro Chácara das Mansões. Promovida pelo Centro Universitário, em parceria com o Colégio Refferencial, a ação é aberta à comunidade e os interessados devem realizar a inscrição no site e levar doação de 1kg de alimento não perecível (exceto sal). Mais informações estão disponíveis no telefone: (67) 3345-6140.

Colégio Dom Bosco, grátis para alunos: Quinta-feira (1)

O Colégio Dom Bosco oferece a Maratona do Enem nesta quinta-feira (1), das 14h30 às 20h. O ‘aulão' é voltado para alunos da escola, mas segundo informações do colégio, estudantes de outras instituições de ensino podem se inscrever para vagas limitadas.

No intensivo, professores darão aulas para revisão de todo o conteúdo referente ao primeiro dia do exame:  linguagem, ciências humanas e redação. Além da aula, durante os intervalos haverá apresentação artística.

Segundo o colégio, a Maratona prioriza os estudantes da escola, mas as vagas que sobrarem serão destinadas a quem se candidatar. Para participar, é preciso entrar em contato com a secretaria do colégio, no telefone (67) 3312-3200. A Maratona do Enem acontece no Teatro Dom Bosco, localizado na avenida Mato Grosso, 225, Centro.

Prefeitura, por R$ 10: Quinta-feira (1)

A poucos dias do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), a Prefeitura de Campo Grande, em parceria com um colégio particular, promove um ‘aulão' para alunos da rede de ensino da Capital e jovens que participam do Programa Levanta Juventude. As aulas começam na quinta-feira (1), às 13 horas, e são realizadas no Teatro Glauce Rocha, na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul).

O evento contará com a presença do professor de matemática Rodrigo Sacramento, formado pela UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro). O professor ministra aulas de pré-vestibular, cursos para concursos e no site QG do Enem, onde trabalha com o propósito de levar educação a todo território brasileiro por meio de videoaulas. De acordo com informações da Prefeitura, o Aulão do Enem também conta com teatro, música e a participação de professores de pré-vestibular da Capital.

Para participar gratuitamente do Aulão do Enem, é preciso entrar em contato com a Subsecretaria de Políticas para Juventude pelo telefone 3314-3577 ou ir à sede, localizada na rua 15 de Novembro, 532, Centro. No dia do ‘aulão', as inscrições custam R$ 10 e são feitas na entrada do teatro.