Guilherme Cavalcante e Mylena Rocha

Com a derrubada da liminar que suspendia o funcionamento das ECV (Emnpresas Credenciadas de Vistoria) no Estado, muitos clientes bateram à porta das empresas já na manhã desta sexta-feira (28) em busca de sem filas e com filmagem.

Porém, encontraram portas fechadas e precisaram voltar ao pátio do (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul), onde longas filas voltaram a se formar.

Em uma vistoriadora na Avenida Salgado Filho, o sócio-proprietário destaca que muitos clientes o procuraram nesta manhã. “Também recebemos muitos telefonemas. Mas, sem o sistema, a gente não trabalha”, explica Toni Bitencourt, que também afirma ter deixado de fazer cerca de 100

Com sistema desativado, vistoriadoras ainda não atendem e patio do Detran volta a lotar
No aguardo de sistema, vistoriadora recusou clientes nesta sexta-feira (Foto: Marcos Ermínio | Midiamax)

vistorias desde a terça-feira.

De acordo com o presidente da Assovis-MS (Associação das Empresas de Vistoria de Mato Grosso do Sul), José Rui de Sousa Coutinho, o Detran-MS já foi notificado, ainda ontem (28), da derrubada da liminar que proibia credenciadas de executar vistorias.

“Porém, o sistema on-line das vistorias foi desativado e temos que esperar voltar para fazer os serviços, já que tudo é filmado. Estamos de sobreaviso, pois o sistema pode voltar a qualquer momento”, destaca o presidente da entidade.

Segundo ele, a expectativa é que até o meio dia o sistema volta e funcionar. Tão logo isso aconteça, as empresas deverão funcionar no restante desta sexta-feira (28) e também no sábado, conforme já fazem, das 7h às 11h30. “Realmente, só estamos esperando o sistema voltar a funcionar, já que as vistorias são filmadas e precisamos desse servidor do Detran”, explica.

Manhã “perdida”

Enquanto isso, quem precisou se dirigir ao Detran-MS, enfrentou novamente fila de centenas de veículos e longa espera, de 1h30 a 2h, nos primeiros momentos desta sexta-feira. Muitos deles acreditavam conseguir executar o serviço em credenciadas, mas acabaram tendo que se dirigir ao Detran, no bairro Conjunto José Abrão.

Com sistema desativado, vistoriadoras ainda não atendem e patio do Detran volta a lotar
Augusto até tentou credenciadas, mas precisou voltar ao Detran-MS (Foto: Marcos Ermínio | Midiamax)

“Hoje está igual a ontem, eu esperei três horas e consegui vistoriar só um veículo. Ontem mesmo procurei as credenciadas, mas falaram que ainda não estavam atendendo”, conta o despachante Augusto Miranda Rocha, de 44 anos.

“A liminar atrapalhou muito o trabalho da gente, enquanto eu levava de 3 a 4 veículos para vistoriar, estou dando conta só de um por turno”, relata.

O funcionário público Tiago Coutinho, de 28 anos, também passou por credenciadas antes de deslocar-se até o Detran.

“Passei em três e todas disseram que talvez só na segunda-feira. Sai da Moreninha até aqui só para essa vistoria, já que meu licenciamento vence domingo, gastei muito combustível e não tenho expectativa de sair tão cedo”, disse o jovem, que era o último da fila quando foi entrevistado.

Com sistema desativado, vistoriadoras ainda não atendem e patio do Detran volta a lotar
Francisco reclama também da distância da sede do Detran-MS (Foto: Marcos Ermínio | Midiamax)

O taxista Francisco Antônio Nascimento, de 72 anos, também foi uma “vítima” da fila do pátio do Detran. Reclamou tanto da demora como da distância do órgão de trânsito.

“Tentei fazer num posto ali perto do Terminal Guaicurus, mas só depois me disseram que não faz vistoria lá. Por isso vim até aqui. Se fosse no Centro, a gente não gastaria tanto combustível”, conclui.