Com início das chuvas, ação alerta para riscos do mosquito da Dengue
Com a chegada das chuvas, o Dia D de Mobilização e Combate à Dengue foi realizado nesta segunda-feira (6) e contou com diversas ações para reforçar a importância do combate ao mosquito. Além da Dengue, o Aedes Aegypti é transmissor da Zika e Chikungunya.
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Com a chegada das chuvas, o Dia D de Mobilização e Combate à Dengue foi realizado nesta segunda-feira (6) e contou com diversas ações para reforçar a importância do combate ao mosquito. Além da Dengue, o Aedes Aegypti é transmissor da Zika e Chikungunya.
Servidores municipais fizeram blitze nas ruas que cercam a praça Ary Coelho, no Centro da Capital, para chamar a atenção de pedestres e motoristas. Apesar de a Capital ter registrado uma redução de mais de 90% nos casos de doenças causadas pelo mosquito em dois anos, o período de chuvas traz a preocupação, já que o inseto se reproduz na água.
O secretário da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública), Marcelo Vilela, afirma que a união de esforços e a vigilância constante são importantes para evitar novas epidemias. “Felizmente hoje vivemos um momento muito positivo em relação às doenças ocasionadas pelo mosquito, mas isso só aumenta a nossa responsabilidade. Nós enquanto poder público estamos buscando fazer a nossa parte, com apoio principalmente dos servidores, que são os verdadeiros responsáveis para que pudéssemos ter uma redução tão significativa quanto aos casos de Dengue, Zika e Chikungunya em nosso município”, disse.
O coordenador da CCEV (Coordenadoria de Endemias Vetoriais), Eliasze Guimarães, informa que mais de 75% dos focos do mosquito são encontrados dentro de casas e que é por isso que cada morador deve fazer sua parte.
Conforme o último LIRAa (Levantamento Rápido de Infestação do Aedes aegypti), de maio deste ano, cinco bairros apresentaram níveis de alerta: Amambaí (5,1%), Pioneiros (3,9%), Carlota (3,4%), Estrela Dalva (2,9%) e Albino Coimbra (2,9%).
Nos demais bairros e regiões de Campo Grande, o LiRra revelou situação menos preocupante, já que o índice geral registrado é de 1%, o que está dentro da margem de segurança.
(Com informações da PMCG)
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Influenciadora de etiqueta, Fernanda Britto está internada em estado grave
Fernanda Britto, de 63 anos, ficou conhecida nas redes sociais por seus vídeos bem-humorados em que dá dicas de etiqueta
Queda de árvore deixa trecho de avenida de Dourados interditado neste sábado
Queda de árvore deixa trecho de avenida de Dourados interditado neste sábado
Campo Grande registra 45 milímetros de chuva em menos de 24 horas
Previsão indica que tempo continuará instável neste fim de semana
CEO do Al-Hilal nega substituir Neymar por Cristiano Ronaldo no Mundial: ‘Ficção científica’
Cristiano Ronaldo poderá assinar um pré-contrato com qualquer equipe a partir de janeiro
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.